FASHION REVOLUTION WEEK

Esse ano, Giruá recebe pela primeira vez a semana FASHION REVOLUTION WEEK.

Nessa semana em todo o mundo acontece o FASHION REVOLUTION WEEK.

A moda é uma força a ser considerada. Ela inspira, provoca, conduz e cativa. E, desde 24 de abril de 2014, ela faz ainda mais. Porque o Fashion Revolution Day (Dia da Revolução da Moda) quer ajudar a tornar a moda uma força para o bem.

Em 24 de abril de 2013, 1.133 pessoas morreram quando o complexo de fábricas Rana Plaza desabou em Dhaka, Bangladesh. Muitos outros ficaram feridos. Hoje, catástrofes sociais e ambientais continuam acontecendo na indústria da moda, em vários lugares do mundo.
            O Fashion Revolution Day diz basta. Como consumidores, não sabemos mais quem faz nossas roupas e não sabemos o verdadeiro custo das coisas que compramos. Precisamos de mais transparência, já que a compra é só o último passo em uma longa jornada que envolve centenas de pessoas. 24 de abril é o Fashion Revolution Day, em que estilistas, celebridades, lojas e marcas de todos os tipos, produtores de algodão, operários, ativistas, ONGs, jornalistas – e qualquer pessoa que se preocupa com o que veste – se reúnem para dizer o mesmo. As pressões e complexidades da indústria global tornam a sustentabilidade difícil, mas a campanha tem esse propósito, apresentar soluções sustentáveis realistas.

Para colocar o plano, de um mundo da moda melhor, em ação, a pergunta é simples: Quem fez minhas roupas?.

Esse ano Giruá recebe pela primeira vez a semana com as seguintes programações.

Nas Escolas Municipais

De 25 a 28 de abril

Local: Todas as Escolas Municipais (uma escola por dia).
Público: Alunos do 6° ao 9° Ano
Exibição de documentário sobre moda
Roda de conversa sobre o documentário e o impacto da moda

Para a comunidade:

Dias 25 e 26 de abril – 19h às 21h

Local: Centro Cultural Adelina Dias

Público: Produtores (as) e Artesãos

Tema: Venda e valorização do produto confeccionado. Como vender seus produtos de uma maneira justa.

Dia 27 de abril – 20h

Local: Centro Cultural Adelina Dias (Entrada franca)

Tema: Exibição do documentário “The True Cost” (tela do cinema)

Para jovens e alunos do município

Dia 28 de abril – 14h ás 16h e 30min.

Local: Centro Cultural Adelina Dias

Tema: Oficina de customização de peças usadas