DEFESA CIVIL – VISITA TÉCNICA EM GIRUÁ

Reestruturação da Coordenadoria Municipal, regras sobre a nova Legislação e Projeto Capacitar 2017 foram temas no encontro municipal.

DEFESA CIVIL – VISITA TÉCNICA EM GIRUÁ

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil, através de seu coordenador adjunto da regional de Santo Ângelo, Sargento Miranda, cumpriu agenda junto ao município de Giruá, onde foi recepcionado pelo prefeito Ruben Weimer e pelo vice-prefeito Antônio Carlos Dalla Costa.

Dentre os assuntos, foram tratados temas referente à reestruturação da coordenadoria municipal de Defesa Civil, a qual é a responsável por emitir dados referente aos acontecimentos climáticos do município. Estiveram em pauta também, asusntos referentes sobre as novas orientações na mudança da legislação, especialmente referente ao uso do S2ID, dentre outros assuntos de interesse geral do município, como por exemplo, a participação no Projeto Capacitar 2017.

Referente este Projeto, afirma-se que o mesmo vem desenvolvendo uma cultura de prevenção com os agentes que participam dos workshops. A Defesa Civil acredita que o planejamento de ações é fundamental para enfrentar as adversidades. É nesse espírito que os próximos agentes, oriundos das novas gestões municipais, serão recebidos para essa nova etapa.

Em 2016, diferentes eventos meteorológicos ocorreram e, graças aos agentes preparados, muitos municípios conseguiram superar seus efeitos. O Projeto Capacitar nessa edição teve 339 municípios presentes e 623 agentes foram orientados. Os encontros trataram, em especial, de Planos de Contingência e Planos Detalhados de Resposta.

Para 2017, haverá uma programação de base, quando os agentes receberão instruções gerais de Defesa Civil, tais como estruturação das novas coordenadorias, nivelamento de ações, noções de legislação, preenchimento de documentações, recebimento de ajuda humanitária, engajamento com voluntariado, entre outras.

Os trabalhos, que terão início no mês de março no município de Passo Fundo, se espalham por nove regiões funcionais do RS. Elas comportam todos os municípios gaúchos, encerrando no mês de novembro, em Santo Ângelo.