DIVERSIDADE NA FESTA DO BUTIÁ

11ª Edição encerrou com saldo positivo na avaliação da Comissão e Expositores.

FESTA DO BUTIÁ É DIVERSIDADE!

11ª Edição encerrou com saldo positivo na avaliação da Comissão e Expositores.

Apesar da chuva forte que causou diversos estragos no município de Giruá, bem como interferiu nas vendas dos expositores da 11ª Festa do Butiá, especialmente nos dias 8 e 9 de abril, o saldo da festa foi positivo, segundo avaliação dos expositores e da Comissão Organizadora.

A Festa do Butiá tem o intuito de promover o trabalho artesanal, gastronômico e cultural do município, com base na sua diversificação, através da história do butiazeiro, bem como a utilização do seu fruto (butiá) e suas folhas alongadas, que servem de inspiração na confecção dos mais diversos adereços e artigos de decoração. Todos os espaços internos (standers) e toda estrutura do Parque Municipal de Exposições, foi oferecida gratuitamente pela Prefeitura, proporcionando agregação de renda aos mais de 100 expositores participantes do evento.

Para o prefeito Ruben Weimer, além dos artistas dos mais diversos estilos que se apresentaram no palco da Festa, e também a grande diversidade de produtos e concursos, outros pontos positivos desta edição que merecem destaque, foram a parceria com a EMATER/RS, a Embrapa, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Universidades Estaduais e Federais, que através do Seminário com o tema “Perspectivas do Butiá”, apresentaram uma leitura atualizada das pesquisas que vem sendo realizadas com o “butiá” ao longo dos últimos anos e assim, através destes profissionais envolvidos com este importante trabalho, poderão contribuir cada vez mais no desenvolvimento da genética da planta até o fortalecimento da comercialização.

O agradecimento da Administração se estende a cada um dos expositores e colaboradores, bem como todas as Secretarias Municipais, através de seus colaboradores que não mediram esforços para que a organização prevalecesse aos olhos dos visitantes.

Nesta Edição, o destaque também foi para a nova coleção outono/inverno da APOENA, apresentada na noite de sexta-feira, dia 07/04 pela loja Passo Certo.

No concurso de Gastronomia “Balaio de Sabores”, os parabéns vão para as senhoras Carine Krombauer, primeiro lugar na categoria doces e sobremesas, com a torta de sorvete, Milena Maria Barichello na categoria salgados com o estrogonofe de alcatra com butiá, Suzete Gonçalves Boruwers na categoria agridoce com a bisteca bêbada ao molho barbucue de butiá e Maria Salete Barichello na categoria bebidas com o coquetel de butiá.

Destaque também, para o concurso cultural das escolas, com o tema “Um olhar para a cultura giruaense” que objetivou estimular a percepção e o olhar dos educandos das Escolas Municipais, Estaduais e Particular do Município para a cultura local, evidenciando a beleza e importância do butiá como fruta símbolo da festa. Oportunizou-se através do concurso atividades como desfile temático, desenhos, registros fotográficos e produção de vídeos enaltecendo a Festa do Butiá como evento peculiar e significativo de nossa cidade. Houve grande engajamento das escolas participantes e da comunidade Giruaense. Nas redes sociais, pode-se constatar um número expressivo de participação da comunidade diante dos trabalhos divulgados na mídia. Durante as programações da 11° Festa do Butiá, ocorreu a exposição dos trabalhos realizados para apreciação do público visitante. Na sexta-feira, dia 07, aconteceu o Desfile Temático envolvendo crianças da Educação Infantil do Município no Espaço Cultural do Parque.

Álbum de Fotos.