DESFILE FARROUPILHA

20 de Setembro, dia do Gaúcho.

DESFILE FARROUPILHA

O Dia do Gaúcho é o ápice das comemorações da Revolução Farroupilha, período em que a Província de São Pedro, atual estado do Rio Grande do Sul, declarou guerra contra o império por causa dos altos impostos cobrados pelo charque. Todo dia 20 de setembro é feriado no Estado e dia dos gaúchos resgatarem a tradição.

Neste dia 20 de Setembro, as entidades pertencentes ao município de Giruá mostraram seus trabalhos e costumes realizados em nome da valorização da nossa cultura gaúcha, através do desfile de suas invernadas.

Participaram do evento o CTG Querência Crioula, Piquete Odorico Rodrigues, Piquete Candieiro, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos e Piquete Nativista Giruá.

Já no final da tarde do 20 de setembro, na presença do Vice-prefeito Antônio Carlos Dalla Costa, do Presidente do Legislativo Sérgio Clademir Gaist e do Patrão do CTG Querência Crioula Auri Sulimann, bem como vereadores, secretários e representantes das entidades tradicionalistas e da comunidade, aconteceu o ato de extinção da Chama Crioula, momento que marca o encerramento das comemorações da Semana Farroupilha. O ato também foi marcado pelo arreamento dos pavilhões ao som do Hino do Rio Grande do Sul.