MUNICÍPIO DE GIRUÁ IMPLANTA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Ato reuniu empresários e profissionais contábeis do município.

MUNICÍPIO DE GIRUÁ IMPLANTA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Prefeito Ruben Weimer reuniu no seu gabinete na manhã da segunda-feira, 04 de dezembro, integrantes da equipe de governo, especialmente segmentos da Secretaria de Gestão Financeira e Suprimentos, momento em que recebeu empresários e profisisonais contábeis do município num ato de divulgação da implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e).

Na oportunidade a Secretária de Finanças Angelita Güllich Scherer apresentou o Decreto 1257/2017 que passa regulamentar a Lei 6261/2015 que institui a nota fiscal avulsa de serviços no município de Giruá.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência exclusivamente digital, que serve para registrar as operações de prestação de serviços sujeitas ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), em substituição às tradicionais notas de serviços impressas.

Como empresas que já estão utilizando o serviço digital em Giruá, estão o Hospital São José, Colinas Executive Park Hotel e Companhia Riograndense de Resíduos Ltda (CRVR). Porém, outras empresas já estão migrando do sistema antigo para o atual, o qual tem como intuito principal, agilizar e propagar a emissão de Notas Fiscais diretamente para quem contrata serviços dos mais diversos setores.

O Prefeito salientou que a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é obrigatória para todos os prestadores de serviços estabelecidos no Município e a partir da emissão eletrônica o processo passa a ser mais ágil oferecendo também maior transparência por parte de quem realiza a prestação de serviços bem como para aquele que os contrata.

O Decreto 1257/2017 que regulamenta a Lei 6261/2015 foi publicado oficialmente no dia 24 de novembro de 2017, onde a partir da sua publicação não está sendo autorizada a impressão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços em formato talonário. A partir de 01 de dezembro de 2018 fica proibido o uso e emissão de notas fiscais de talonários.

Empresas interessadas em migrar para o sistema eletrônico encontram no site da Prefeitura Municipal www.girua.rs.gov.br (ícone ISS-e) todas as informações bem como formulários para requerer o acesso aos serviços. Esta ferramenta se dá de uso gratuito a todos interessados.

Link de acesso ao NFS-e - http://nfse.abase.com.br/girua/Login.aspx