CONFERÊNCIA REALIZADA COM AMPLA PARTICIPAÇÃO

Conferencia elegeu demandas e dois delegados para defender as prioridades do município da Conferência Estadual de Assistência Social.

CONFERÊNCIA REALIZADA COM AMPLA PARTICIPAÇÃO

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Promoção Humana e Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na sexta-feira, 07 de julho, junto a sede do CONGIR, a X Conferência Municipal de Assistência Social. O tema central foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, reafirmando o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira.

O evento teve a participação expressiva do público, reunindo representantes de entidades, profissionais da área, servidores públicos, usuários e lideranças locais. o qual elencou as prioridades para efetivar as políticas públicas de assistência social.

Neste sentido, a Conferência deu continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social.

Na abertura oficial, a Secretária Municipal de Promoção Humana, Maria Krolow Klein se reportou aos presentes observando que a Conferência Municipal de Assistência Social se configura num espaço de debate coletivo e democrático que assegura a participação da sociedade na eleição das prioridades na política da Assistência Social para o Município, Estado e Nação. O resultado deste trabalho deverá trazer importantes melhorias nesta área, pois com a participação da sociedade, iremos fortalecer a gestão dos benefícios com transparência nas ações e garantir a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O vice-prefeito, Antônio Carlos Dalla Costa observou em seu pronunciamento, que a promoção de tais eventos são mecanismos importantes e essenciais para os administradores públicos, pois contribuem para ouvir a comunidade e trabalhar em conjunto na busca das melhores soluções para as mais diversas áreas do município, especialmente nesta questão da assistência Social.

Após, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Aline Lúcia Paveglio, abriu os trabalhos da Conferência realizando a leitura do Regimento Interno. Os trabalhos continuaram com palestra ministrada pelo Conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/RS, Marcelo da Silva. Esta palestra deu subsídios para os Grupos de Trabalhos que avaliaram a Política de Assistência Social e elaboraram novas diretrizes, contribuindo assim para o plano de governo dos entes federativos.

Ao término, essas deliberações foram votadas e aprovadas pelos participantes da Conferência. Conforme a Assistente Social, Letícia Dreilich, estas deliberações serão encaminhadas, em forma de Relatório Final ao Governo Municipal e também ao Conselho Estadual de Assistência Social para dar suporte à XII Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2017 em Porto Alegre/RS.

Encerrando a Conferência, os participantes elegeram seus 02 delegados para defender as demandas de Giruá na Conferência Estadual de Assistência Social, sendo um representante do Governo Municipal, Silvana Rudel Bolfe e outra representante das Entidades Socioassistenciais, Helena Sandri Zaltron.