Delegações de outros países também trouxeram suas experiências para Giruá

Delegações de outros países também trouxeram suas experiências para a Festa do Butiá


A 9ª Edição da Festa do Butiá, que movimentou Giruá no último final de semana, teve uma novidade esse ano: a participação de delegações de outros municípios e países. Essa representação dos países vizinhos Argentina e Uruguai fizeram dessa, a primeira edição internacional da Festa.

A delegação argentina, liderada por Aristobolo Maranta, administrador do Parque Nacional El Palmar, situado em Ubajay, na Província de Entre Rios – Argentina, onde ainda são conservados 8.200 hectares de butiazais, contou com a presença da senhora Estela Uchoa, funcionária administrativa do parque, da senhora Edilce Ferreira, que apresentou os licores, compotas e vinagres de butiá e do artesão Hugo Schvartz, que trabalha com gravuras tendo o butiá como tema.

O Uruguai esteve representado por Alejandra Calvette, agrônoma e pesquisadora do butiá em seu país, e que trouxe licores, geléias, compotas e o butiá ao rum, produzidos em Rocha, região de Castillos – Uruguai, onde se trabalha o aproveitamento alimentar do fruto da palmeira butiá.

O município de Tapes-RS também se fez presente com a participação da pesquisadora Carmem Heller Barros proprietária de 700 hectares de butiazal naquele município e que, por meio do extrativismo, produz essenciais de butiá utilizadas em óleos para massagens que, associados a outros produtos como soro fisiológico e essências de eucalipto, podem tratar dificuldades em respirar causadas por gripes e alergias.

Redação: Wilson Bonfanti

Revisão: Josefina Toniolo

Imagens: Maurício Lopes