Reunião de trabalho entre equipe atual e eleitos supera expectativas

A reunião ocorreu junto ao Gabinete do Prefeito.


Reunião de trabalho entre equipe atual e eleitos supera expectativas

Durante a manhã de segunda-feira, 28 de novembro, junto ao Gabinete do Prefeito, realizou-se reunião de trabalho a partir de convite do prefeito municipal, Fabiam Thomas, do qual participaram os Secretários Municipais, Vereadores atuais e eleitos, e o prefeito e vice eleitos  para o quadriênio 2017-2020, Ruben Weimer e Antônio Carlos Dalla Costa. A imprensa foi convidada em representação a comunidade giruaense. Na ocasião, também foi realizada audiência pública relativa a Lei Orçamentária Anual de 2017, que é elaborada pela atual administração. 

Durante o encontro,  foram discutidos temas inerentes ao Município, como a apresentação de dados locais, a organização financeira, informações sobre a gestão administrativa municipal, créditos e projetos em andamento na área financeira, e o próprio orçamento para o ano de 2017.

O Prefeito Fabiam realizou a apresentação de dados do município, inclusive um relatório nacional lançado recentemente pelo SEBRAE que aborda a relação do município com o setor produtivo, mostrando que cerca de 19 milhões de reais investidos no comércio é feito pela Prefeitura Municipal, 72 % das compras do modo geral da prefeitura são realizadas no comércio local, pelo fato de Giruá ser um município rico em diversidade de serviços. Também, dados relativos a perdas acumuladas pelo Município em razão de equívocos históricos do Pacto Federativo, subfinanciamento e atrasos nos repasses de verbas estaduais e federais. Exemplificou com recente documento recebido pela Secretaria Estadual de Saúde, que confessa a existência de dívidas para com Giruá, mas não acena datas e formas objetivas de pagamento. 

O Secretário de Gestão Financeira e Suprimentos, Fernando Zimmermann, também abordou alguns dos programas realizados pela secretaria durante os dois mandatos da administração atual, destacando a nota fiscal gaúcha a qual é de nível estadual, e que o município aderiu, onde cerca de mais de 3 mil giruaenses estão cadastrados, o que aumenta o retorno de ICMS para o município que passou de 0,155 em 2009 para 1,189 em 2017, o que representa uma boa entrada de recursos aos cofres públicos. “A união não contribui de forma satisfatório, os repasses atrasam e muitas vezes até não vêm. Se exigiu demais da secretaria de finanças para que se encontrassem mecanismos, e assim foi feito, o que proporcionou ao final dessa gestão números satisfatórios” declarou o secretário, Fernando Zimmermann.

Logo após o contador, Samir Steinhorst, realizou a apresentação da proposta orçamentária para o ano de 2017, o que pode dar dimensão do que se pretende e onde se pode chegar a partir do próximo ano. Explanou também sobre o ICMS – Imposto sobre Circulação deMercadorias e Serviços, que neste ano e pela primeira vez será a maior receita do município ultrapassando o FPM - Fundo de Participação dos Municípios, onde do ICMS se espera arrecadar R$ 14,1 milhões e do FPM R$ 13,8.

Sem sombra de dúvidas, na Câmara ou na Prefeitura, se trabalha bastante, se trabalha sério, e é fundamental que quem trabalhe nesse meio conheça todas as circunstâncias do seu trabalho. Realmente é um trabalho gratificante, mas muito pesado. Em certos momentos a gente acredita, confia, deposita esperança, mas as vezes o trâmite é mais complicado do que nós imaginamos ser. Imagino que nossa equipe de engenharia técnica tenha feito mais de 200 projetos, e talvez 100 estejam em Brasília esperando uma resposta, que podem sair a qualquer momento. Boa sorte a quem entra, o respeito a quem sai, porque nada se faz sozinho”, finalizou o prefeito, Fabiam Thomas. 

Prestigiado também por servidores públicos, o encontro também abordou a política de reajustes para o funcionalismo local. Dirigindo-se ao Presidente Luciano Machado, do Sindicato dos Municipários, o Prefeito e o Secretário de Finanças confirmaram o reajuste de 10% aos servidores ativos e inativos, o que representa uma grande conquista para os servidores. “Cumpridas todas as obrigações, assegurados recursos exatamente na mesma proporção que tivemos em 2016, não deixando nada para trás ou sem recursos, conseguimos assegurar aos servidores uma reposição salarial de 10% nos vencimentos, o que auxilia também o comércio local a se manter aquecido”, atestam o Prefeito e o Secretário. 

Em resumo, o trabalho da atual equipe administrativa foi no sentido de assegurar à futura equipe as mesmas condições que foram asseguradas em 2016, para que sejam possíveis realizar investimentos, elaborar projetos estratégicos, e obviamente quitar todas as obrigações financeiras e o próprio custeio da máquina administrativa. 

 

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