GAP PRESTA ATENDIMENTO A 130 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM GIRUÁ

Especificamente, são atendidas e acompanhadas semanalmente 92 crianças e 38 adolescentes, bem como suas famílias.


GAP PRESTA ATENDIMENTO A 130 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM GIRUÁ

 

O Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Promoção Humana, viabiliza um programa pioneiro em nosso município. O GAP (Grupo de Apoio Psicossocial de Giruá), atende atualmente, de forma gratuita, 130 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Especificamente, são atendidas e acompanhadas semanalmente 92 crianças e 38 adolescentes, bem como suas famílias. Trata-se de uma clínica de atendimento psicossocial sem cobrança de taxas ou honorários, acessível a todos os 17.305 habitantes de Giruá, no que se refere aos menores. A Secretária Municipal de Promoção Humana, Simone Kogler, apresentou o relatório das atividades do semestre ao Prefeito Fabiam Thomas, juntamente da coordenadora técnica, Adriana Beck.

Visando suprir uma carência histórica na área, o Grupo assegura o acesso a uma rotina de atendimentos, acompanhamentos, terapias e tratamentos, justamente para evitar que  situações de vulnerabilidade afetem a sua evolução enquanto constituição subjetiva.

A equipe técnica formada por profissionais das áreas da Psicologia, Psicopedagogia e Serviço Social atendem as demandas de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, conflitos com a lei, drogadição, abandono, afastamento dos pais biológicos, maus tratos, abuso e violência sexual, transtornos comportamentais, emocionais e de aprendizagem escolar, conflitos familiares, entre outros.

O Programa visa a prevenção, proteção, orientação e prestação de serviços voltados a garantia de direitos a criança e ao adolescente.

Para cada situação apresentada ao GAP, realiza-se estudo de caso, reuniões com a equipe técnica, bem como articulação com a rede, no qual se estabelecem estratégias e planejamentos individuais para a especificidade de cada situação demandada pela criança e ou adolescente.

            Reuniões, palestras e encontros fazem parte da rotina do programa, visando um trabalho cooperativo com a rede de apoio, as famílias e a comunidade como um todo.

            Hoje o GAP tornou-se referência para as famílias giruaenses, evidenciado pela procura dos pais de forma  espontânea para a resolutividade de seus conflitos. A nível estadual, o GAP é tido como uma das principais experiências em assistência social já desenvolvidas. Foi laureado com o Prêmio FAMURS 35 anos, e conquistou reconhecimento no Prêmio Gestor Público durante 3 anos consecutivos. O Grupo de Apoio nasceu juntamente com a proposta da "Casa da Família", à época idealizada e coordenada pela Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas. 

O Programa se configura como inovador, pois não existem ofertas similares de tais serviços em nossa região, Estado ou País, na área governamental, recebendo reconhecimento e premiações em âmbito estadual e nacional.