Palestras marcam o Dia Nacional da Não-Violência Contra a Mulher em Giruá

Palestras marcam o Dia Nacional da Não-Violência Contra a Mulher em Giruá


O dia 25 de novembro é conhecido como o Dia Nacional da Não-Violência Contra a Mulher, essa data faz parte de uma campanha mundial que visa manifestar, lembrar, protestar e mobilizar a sociedade em torno desse assunto.

 

Em Giruá, a Secretaria de Promoção Humana, através do CREAS, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, promoveu uma manhã de palestras interativas em torno desse tema na Casa da Família. Foram convidadas mulheres participantes dos grupos de convivência e mães de crianças atendidas pelo GAP. Além disso, participaram representantes das políticas setoriais do Governo Municipal, como diretoras de escolas e profissionais da saúde, e do Ministério Público.

 

O evento teve cunho conscientizador sendo que na primeira parte, com a psicóloga do CREAS, Cibele Oliveira, as falas foram acerca da violação de direitos femininos, dos tipos de violência existentes e da importância do protagonismo da mulher. Cibele também abordou necessidade de auxiliar no resgate e fortalecimento da autoestima nesses casos para que essas mulheres mudem suas atitudes submissas e tenham capacidade de se tornarem protagonistas de suas histórias.

 

Em um segundo momento, com a Promotora de Justiça Ana Paula Mantay, foram feitas considerações a respeito da Lei Maria da Penha, suas aplicações e a importância do ato de denunciar qualquer tipo de opressão ou abuso.

 

As lideranças convidadas para a reunião ficaram incumbidas de espalhar e reforçar essa mensagem de combate a todos os tipos de violência contra a mulher para as pessoas das comunidades que participam ou lideram a fim de reduzir os índices desse problema tão sério.