Notícias
Giruá decreta Situação de Emergência em virtude da estiagem
- Publicado em 04/02/2025 às 15:45
- Imprimir
Giruá decreta Situação de Emergência em virtude da estiagem
O prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, em nova reunião com lideranças e entidades que representam o setor primário do município, considerando o parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defsa Civil, mediante dados colhidos e apresentados pela Emater/Ascar-RS, Conselho Agropecuário e lideranças ligadas ao setor agrícola, decretou, na última segunda-feira, 3 de fevereiro, Situação de Emergência, através do Decreto Municipal nº 2211/2025, em decorrência dos prejuízos já registrados até o momento pela estiagem.
Os laudos apresentaram prejuízos irreversíveis e o decreto tem validade por 180 dias. O município espera agora os trâmites legais, incluindo a homologação por parte do Governo do Estado e o reconhecimento do Governo Federal. Ao expressar sua preocupação, Taborda salientou que Giruá tem, no momento, a sua principal base de geração de renda fortemente atingida pelos efeitos da estiagem. A falta de chuvas ao longo dos últimos meses é uma situação muito preocupante, e medidas urgentes precisaram ser tomadas para garantir apoio e suporte ao setor, especialmente ao pequeno produtor que tira sua renda e sustento da agricultura familiar.
Ao assinar o decreto, na presença da secretária de Administração Tanise Maciel Weschenfelder, da secretária de Promoção Humana e coordenadora da Defesa Civil do Município, Marieli Dalla Costa, do coordenador regional da Agricultura, Airton Beutinger, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Fernando Copetti Desbesell, e demais representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, bem como do Conselho Agropecuário, o prefeito giruanense destacou ainda que o poder público segue monitorando a situação climática e trabalhando para que os reflexos da estiagem sejam mitigados.