Governador Tarso Genro e Ministro Pepe Vargas visitam Giruá

No ato, retroescavadeiras a 62 municípios de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul.

Governador Tarso Genro e Ministro Pepe Vargas visitam Giruá para a entrega de 62 retroescavadeiras

O Ministério do Desenvolvimento Agrário realizou em Giruá mais uma etapa da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC2, doando retroescavadeiras a 62 municípios de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul.

Etapas anteriores foram realizadas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Erechim e Osório. A solenidade ocorreu na manhã da sexta-feira, 13 de agosto, no Parque de Exposições Olmiro Callai e contou com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, Prefeitos, Vereadores e representantes dos municípios contemplados.

O Prefeito Municipal Fabiam Thomas, juntamente com o Vice Elton Mentges, foi o anfitrião do evento. Em sua fala de boas vindas disse que esse foi um evento marcante para o município de Giruá e significativo para todas as comunidades ali representadas, agradecendo o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.

Já o Ministro de Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas falou da importância da criação de planos para valorizar os moradores do meio rural e que o Governo vem trabalhando muito nessa questão. Também, em nome da Presidente Dilma Roussef deixou um abraço a todos os Prefeitos presentes e pediu que as retroescavadeiras sejam preservadas e muito bem aproveitadas em todos os municípios.

Convidado para prestigiar o evento, o Governador Tarso Genro afirmou que nos últimos anos o estado tem crescido e um dos impulsionadores desse crescimento é a capacidade produtiva das pequenas e grandes lavouras. Para ele, o ato de entrega das retroescavadeiras marca a celebração do Rio Grande e do Brasil acima de posições partidárias ou visões ideológicas. Em suas palavras: "Não há nenhuma possibilidade de nós vencermos os problemas sociais e econômicos das nossas regiões se não nos dermos as mãos de uma maneira interativa, com boa vontade e com responsabilidade pública. Nós temos que nos olhar a partir da responsabilidade que temos com o nosso povo e é isso que estamos aqui fazendo nesse momento de celebração."

O Prefeito Fabiam Thomas convidou o Governador e o Ministro para provarem o licor de butiá, bebida típica giruaense. Brindaram, com a bebida produzida artesanalmente, a agricultura em meio a centenas de pessoas que prestigiaram esse tão belo evento produzido pelo Governo Municipal de Giruá.

O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário nesta etapa supera 10 milhões de reais, valor que será triplicado com a entrega das motoniveladores e dos caminhões aos municípios, o que deve ocorrer nos próximos meses.