Dúvidas Gerais

  • Publicado em: 23/03/2016 às 09:44   |   Imprimir

1.Como faço para falar com a Prefeitura?

A Prefeitura de Giruá mantém vários canais de interlocução com o cidadão:

a) Contatos e Endereços - com os números de telefone, endereços e e-mails das diversas secretarias e setores da Prefeitura;

b) Ouvidoria - formulário on-line para solicitação de serviços e informações, bem como sugestões e reclamações à administração pública municipal;

c) GIRUA APP - aplicativo para celulares para que a população possa enviar dúvidas, denúncias, solicitar certidões, iptu  e outras questões relacionadas ao governo municipal.

d) E-SIC - Solicitação de Informações ao Cidadão em modo eletrônico e presencial. Qualquer cidadão pode protocolar solicitações de informações de maneira formal através do site ou dirigindo-se ao protocolo junto a sede da prefeitura municipal.





2.Como faço para obter o telefone de uma secretaria da Prefeitura de Giruá?

Os telefones e endereços dos órgãos da Prefeitura de Giruá, bem como dos serviços municipais estão disponíveis para consulta on-line no menu Serviços - 
Contatos.

 

3- Qual a data prevista para pagamento do salário dos servidores municipais?

 

A data para pagamento do salário dos servidores municipais é sempre o último dia útil do mês, podendo este ser antecipado por decisão do Chefe do Poder Executivo.

 

4- Quais os planos de saúde para os servidores municipais e quais os percentuais?

 

O Executivo Municipal possui para os seus servidores dois planos de saúde, sendo:

IPE - parte servidor 18,5% e parte patronal 3,5%

UNIMED - parte servidor 16,79% e parte patronal 6,21%

Para Cargos em Comissão e Contratos Temporários os percentuais são integrais, ou seja, UNIMED, 23% e IPE 22%.

 

5- Posso imprimir o contracheque através do site www.girua.rs.gov.br?

 

Sim. Através no site www.girua.rs.gov.br, acessando no Portal do Servidor http://portalcolaborador.girua.rs.gov.br/, digite seu CPF e senha fornecida pelo Setor de Recursos Humanos e será disponível os contracheques para sua consulta e/ou impressão.

 

6- Quais os dias em que não haverá expediente nas repartições públicas municipais?

 

De acordo com a Lei Municipal nº3380/2007, não haverá expediente nas repartições públicas do Município, excetuados os serviços essenciais, nas seguintes datas:

a) Segunda-feira e Terça-feira de Carnaval;

b) Quinta-feira Santa, no turno da tarde;

c) 15 de Outubro, Dia do Professor, somente nas escolas municipais;

d) 28 de Outubro, Dia do Servidor Público, exceto nas escolas municipais;

e) 24 e 31 de Dezembro, no turno da tarde.

 

7- Como faço para fazer o cartão do SUS?

O cartão do SUS é feito na Secretaria Municipal de Saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de Endereço com CEP. Seu uso possibilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos com mais facilidade e qualidade. É importante que o usuário que ainda não fez o recadastramento procure a Secretaria para fazê-lo.

 

8- Posso marcar consulta com especialista/exame pelo SUS diretamente no setor de marcação de consulta da Secretaria Municipal de Saúde?

Não, a consulta especializada deve ser encaminhada pelo Médico Clínico Geral de sua ESF de referência.

 

9- Qual é o horário de atendimento da Secretaria?

O Centro Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde tem seu funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 12h no período da manhã, e das 13h30min às 17h no período da tarde. Lembrando que na sexta-feira à tarde o expediente é interno, sem atendimento ao público.

 

10- Tem alguma preferência para o agendamento de transporte para consultas, cirurgias e exames realizados em outro município?

A preferência de agendamento de transporte para outras cidades são dos usuários exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora, quando existir a possibilidade de transporte para usuários de outros Planos de Saúde ou os que optam por consultas particulares, havendo agendamento por parte de usuários do SUS para o mesmo local, e lugares vagos no automóvel (exceto em situações de risco para a saúde dos pacientes), o transporte é organizado de maneira a beneficiar os demais usuários.

 

11- O município realiza ações diversas para prevenção de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya?

Sim, além do trabalho diário dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de orientação e prevenção destas três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o município dispõe de folhetos informativos, além do DIA D DE COMBATE AO MOSQUITO, em parceria com o 1º Batalhão de Comunicações – Exército Brasileiro, realizado no dia 13/02/16, a Secretaria Municipal de Saúde ainda tem agendado para o dia 13/05/2016 outro dia D, em virtude da grande valia do primeiro dia D.

 

12 – Como procedo para solicitar a troca/conserto de lâmpadas da iluminação pública com defeito?

                  Pode solicitar através de ligação para o fone (55) 3361-2802 - Secretaria de Obras

13 – Como faço para retirar o entulho da minha residência?

                  A SMOISU possui um calendário de recolhimento de entulhos, onde é feita a retirada dos mesmos, duas vezes ao ano, em cada bairro, de forma gratuita (o contribuinte pode retirar o folder do calendário na Secretaria de Obras, situada na Rua Independência, nº 45)

14 – Quais os dias de recolhimento do lixo seco e úmido nos bairros da cidade?

                  A empresa Engesa Saneamento Ambiental realiza o recolhimento do lixo úmido e do lixo seco, conforme o roteiro abaixo:

Lixo úmido: Centro e bairros da zona norte= todas as segundas, quartas e sextas-feiras;

                     Centro e bairros da zona sul= todas as terças, quintas e sábados.

Lixo seco: Centro e bairros da zona norte= terças, quintas e sábados;

                  Centro e bairros da zona sul= segundas, quartas e sextas-feiras.

15 – Como faço para adquirir uma carga de terra?

                  Entrar em contato com o Setor Administrativo da Secretaria de Obras, onde é fornecida uma ordem com o agendamento prévio para o contribuinte recolher a taxa de carga de terra junto ao Setor de Tributação/Tesouraria do Município.