Portal Transparência - Dúvidas Frequentes
Portal Transparência - Dúvidas Frequentes
- Publicado em: 09/09/2013 às 23:03 | Imprimir
O QUE É O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA?
O Portal Transparência foi desenvolvido para oferecer ao cidadão, de forma clara e ampla, informações sobre a gestão das finanças da entidade. As informações presentes no portal tratam-se dos números oficiais da Entidade Gestora, possibilitando que o cidadão exerça o seu papel no acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos.
Ao acessar essas informações, o cidadão fica sabendo como o dinheiro público, oriundo, em grande parte, dos impostos que paga, está sendo utilizado, podendo ajudar a fiscalizar a sua correta aplicação ampliando as condições de controle desse dinheiro.
O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública e contribuir para o aumento da conscientização sobre a importância da participação da sociedade na Administração Pública e o combate à corrupção.
No Portal, as informações estão disponíveis ao usuário em linguagem simples e com navegação amigável, podendo ser acessada em uma versão compreensível, inclusive, por pessoas sem familiaridade com o sistema orçamentário-financeiro brasileiro.
COMO EU FAÇO PARA ACESSAR O PORTAL TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO?
Acessando o link "Portal Transparência" do portal municipal. Lá você vai encontrar vários links que direcionam a informações como: empenhos, leis, quadro funcional, etc.
COMO EU FAÇO PARA CONSULTAR OS GASTOS DO GOVERNO MUNICIPAL?
Dentro do Portal Transparência existe um ícone chamado "Empenhos e Movimentação Financeira". Acessando este link você será redirecionado a uma tela onde haverá os links "Despesas" e "Receitas". Acessando o link "Despesas", você poderá acessar todas as despesas feitas pelo Governo Municipal, podendo inclusive selecionar por ano, período e fornecedor.