Prefeitura recebe documentação da Emater para construção de 10 açudes

O chefe do escritório da Emater de Giruá, Cláudio Lourega Reis entregou nessa segunda-feira (22) ao prefeito Ruben Weimer e ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Airton Beutinger, os documentos referentes a construção de 10 açudes para psicultura. O Programa Integrado de Pesca e Aquicultura pertencente a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), beneficiará 10 famílias giruaenses.

Os projetos individuais de cada viveiro foram elaborados pela EMATER e entregues ao Executivo Municipal que agora precisam elaborar o plano de trabalho e isenção de licenciamento ambiental para que a SEAPDR ceda os equipamentos e máquinas e a prefeitura realize o trabalho, através de um termo de cooperação, em 10 localidades de Giruá. A execução dos projetos deve respeitar as recomendações de segurança sanitárias orientadas pela Emater em relação a covid-19.

Para o prefeito Ruben Weimer a ação vem de encontro com tudo aquilo que Giruá lutou para ser reconhecido, que é “Capital da Produtividade dos Gaúchos”. “A criação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em 2018 não foi atoa, ela foi criada com o intuito de se unir com as forças estaduais, Emater, Sindicatos e lutar pelo desenvolvimento rural de Giruá”, salienta Ruben.

A partir de agora, a Prefeitura tem até o dia 30 de junho para entregar o plano de trabalho e dar os encaminhamentos ao Governo do estado do RS.