Prefeitura edita novas medidas de enfrentamento ao Covid-19

Na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, aconteceu no gabinete do Prefeito municipal, reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento ao novo Coronavírus a fim de adotar novas medidas após a Nota Técnica emitida pela Associação dos Municípios das Missões – AMM, que além de manter as regras severas dos atuais decretos de calamidade, decidiram ampliar as ações de cuidados e de prevenção para conter a aceleração de casos de Covid-19 no Município.

De acordo com o comitê há necessidade da adoção de novas medidas, embora mais rigorosas, pois o COVID-19 está cada vez mais perto de nós, e com a chegada do inverno e a natural lotação das UTIs para os demais tipos de doenças, especialmente respiratórias, corremos o risco de haver mudança na cor de bandeira em nossa região, de acordo com o Modelo de  Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e queremos continuar nossas atividades econômicas, mas para isso, precisamos da colaboração de cada um.

O decreto entra em vigor nesta terça-feira, 23 de junho, instituindo o “toque de recolher”, restringindo a circulação de pessoas nas vias públicas entre as 23 horas às 5 horas. Só poderão circular nas vias públicas após este horário, pessoas que comprovadamente estiverem a trabalho ou em busca de atendimento nos serviços essenciais, pelo período de 15 (quinze) dias.

As áreas públicas, como praças de lazer e parques, terão seus espaços interditados, com proibição para a circulação de pessoas. Bares, restaurantes e lojas de conveniência estão elencados nas novas restrições. A partir desta terça-feira, está proibida a venda de bebidas alcoólicas após as 22h30min.

O decreto também proíbe expressamente o consumo de bebidas alcoólicas nas vias, passeios e logradouros públicos, independentemente do horário. Também ficam suspensos os cultos e encontros em igrejas, templos e demais estabelecimentos religiosos, de qualquer doutrina, fé ou credo.

Fica suspenso ainda o funcionamento de atividades esportivas em quadras ou campos de futebol, jogos de bolão, bocha, cartas ou qualquer outra forma de concentração de pessoas em ambientes fechados ou abertos para tais finalidades, assim como as atividades individuais ou coletivas em clubes associativos, salões de festas e as demais ações que provoquem aglomeração de pessoas.

São medidas de contenção à circulação do vírus, ao risco da doença e de garantia à estabilidade da rede hospitalar e da economia de Giruá e região. O prefeito Ruben Weimer enfatiza a necessidade de seguir os protocolos de segurança amplamente difundidos, como o uso obrigatório da máscara de proteção facial, a higienização constante das mãos, evitar aglomerações e sair de casa somente em situações de extrema necessidade.