Giruá realiza Seminário Integrador do PNAIC

Participaram equipes diretivas das escolas municipais e estaduais, 29 professores alfabetizadores, estagiárias, monitores e autoridades

Giruá realiza Seminário Integrador do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu na última quarta-feira(02) um Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O encontro contou com a participação de equipes diretivas das escolas municipais e estaduais, 29 professores alfabetizadores das turmas de 1º ao 3º ano,  estagiárias, monitores e autoridades do município.

Nas formações do PNAIC 2015 foram desenvolvidos estudos acerca dos temas do caderno 1 - "Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização", caderno 2 - “A criança no ciclo de alfabetização” e o caderno 3 - “Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização”, bem como o planejamento e avaliação de situações didáticas, para o conhecimento e uso dos materiais voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. Estes encontros de formação aconteceram na Casa do Professor  entre os meses de setembro a novembro deste ano, sendo  planejados e organizados pela coordenadora local, Tatiana Lourega Soller, e pela orientadora de estudos, professora Helena Pertile Izeppi.

O Seminário Integrador finalizou a formação do PNAIC 2015. Na oportunidade cada escola apresentou as ações que foram planejadas e desenvolvidas nas turmas de 1º ao 3º ano do projeto: “Brincando também se aprende”, foram diversas atividades desenvolvidas pelo grupo de professores com o objetivo de propiciar momentos lúdicos no ciclo de alfabetização. Conforme relatos das alfabetizadoras, as brincadeiras promoveram a socialização, a integração e a expressão da criatividade. Enquanto brinca a criança está pensando, criando estratégias, desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

Para a Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, este seminário foi um momento muito rico de aprendizagens, de trocas e de integração de todos os envolvidos no compromisso de alfabetizar todas as crianças até os oito anos. "Precisamos tornar ou eleger a alfabetização como uma base de sustentação para o prosseguimento de uma vida escolar. O processo da alfabetização não se encerra nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas se prolonga por toda a vida, com a crescente participação da criança nas práticas sociais que envolvem a língua escrita”, declarou Fátima.