Polo do IFF de Giruá forma 4ª turma de técnicos

Dezesseis alunos de Giruá, Senador Salgado Filho e Cerro Largo, estão habilitados para desempenhar atividades voltadas à Alimentação Escolar

Polo do IFF de Giruá forma 4ª turma de técnicos

Na noite do último dia 02 de dezembro, quarta-feira, autoridades, familiares e formandos da turma do Curso Técnico em Alimentação Escolar– Subsequente, na modalidade de Educação a Distância (EAD) do Programa Profuncionário, no Polo de Giruá, do Instituto Federal Farroupilha, campus Jaguari, curso este, coordenado pelo Núcleo de Educação a Distância- Santa Maria/RS participaram da cerimônia de colação de grau, nas dependências do Colinas Hotel.

O curso iniciou em 09 de abril de 2014, e culminou numa emocionante cerimônia. Esta foi a quarta formatura realizada pelo Polo Giruá, desde o ano de 2012, quando iniciou suas atividades de funcionamento e, a primeira turma do programa Prófuncionário. A colação de grau foi conferida pelo servidor do Instituto Federal Farroupilha André Dias, que neste ato representou a Diretora Geral do campus Jaguari, Profª Tanira Marinho Fabres juntamente com a professora Ana Lúcia dos Santos, Coordenadora do Núcleo de Educação à Distância de Santa Maria e Coordenadora dos Cursos Profuncionário do campus Jaguari.

O Polo Giruá é mantido pelo Governo Municipal, e a oferta dos cursos cabe ao Governo Federal, através do IF Farroupilha e de seus campus. A gestão desta parceria, no âmbito do Executivo, cabe a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, viabilizando aos estudantes o acesso aos laboratórios, livros e ao espaço necessário para o desenvolvimento das aulas, que são disponibilizadas gratuitamente a todos.  Junto ao Polo Giruá, atualmente, cinco cursos técnicos estão sendo executados, nas áreas de agronegócio, mídias e multimeios didáticos, vendas, secretariado e meio ambiente. 220 alunos, de 12 municípios recebem ensino técnico federal na estrutura mantida pelo Governo Municipal. Os investimentos anuais são de aproximadamente R$ 140.000,00.

Os novos Técnicos em Alimentação Escolar, num total de 16 alunos, dos municípios de Giruá, Senador Salgado Filho e Cerro Largo, estão habilitados para desempenhar atividades voltadas à Alimentação Escolar, na área de apoio educacional.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura Fátima Ehlert, falou em nome dos amigos da turma e disse o quanto a formatura é um momento especial que representa bem mais que uma conquista pessoal, representa formação, emancipação e compromisso dos servidores públicos com a sua área de atuação, pois souberam perseverar e nesta data comemoram com familiares e amigos esta data especial. Também ressaltou a importância do Polo como mais uma forma de acesso a educação pública, sendo que o município vai além de sua obrigação constitucional por entender esta como uma possibilidade de melhorar a vida das pessoas.

Ao fazer uso da palavra, o Prefeito Municipal e Paraninfo da turma, Fabiam Thomas, enfatizou estar feliz com o convite para ser Paraninfo e o quanto isso significa, pois sente-se honrado e emocionado a cada convite recebido, principalmente pelo significado especial que tem a conquista do Polo If Giruá para o Governo Municipal que desde o início pensou neste como uma possibilidade de acesso dos jovens de Giruá ao Ensino Técnico Federal e viu esta possibilidade sendo expandida para municípios da região.