Giruá realiza 1º Seminário Integrador Escola x Família

Giruá realiza 1º Seminário Integrador Escola x Família

O Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na quarta-feira(02) o 1º Seminário Integrador Escola x Família. O encontro aconteceu no ConGir e contou com a participação de Secretários Municipais, Equipes diretivas das escolas, Agentes de Educação e Cidadania e alunos. O objetivo foi discutir e mostrar as ações que estão sendo realizadas pelo Programa “Agentes de Educação e Cidadania”.

Fizeram parte da mesa oficial, o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, o Vice-Prefeito, Elton Mentges, a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, a Vereadora, Sandra Ceretta e a Promotora de Justiça, Dra. Vanessa Casarin Schütz.

Inicialmente, diretoras de escolas municipais, uma aluna, uma mãe e uma agente de educação e cidadania relataram ao público experiências vivenciadas pelo projeto. Elas destacaram a importância dos agentes de educação e cidadania, afirmando que eles formam um elo entre as famílias e a escola, além de auxiliarem no processo de aprendizagem. Os presentes também puderam assistir uma esquete teatral organizada pelos agentes de educação, onde um grupo de alunos retratou a rotina de trabalho destes profissionais junto às famílias e escolas

Após, a Secretária de Educação, Fátima Ehlert, ressaltou a importância da presença de cada família, cada professor e cada escola representada, enfatizando que uma educação de qualidade se constrói com o diálogo e o envolvimento de cada um no desempenho de suas funções, atuando de forma responsável e articulada para que os resultados atinjam o coletivo. Na sequência, foram apresentadas informações sobre os atendimentos e demandas do ano de 2015, totalizando 505 alunos atendidos nas demandas de reforço escolar, casos de infrequência e encaminhamentos a serviços especializados, além disso, foram realizadas 909 visitas domiciliares, com o objetivo de dinamizar a comunicação entre escola, família e demais instituições envolvidas com a infância e adolescência.

Em sua fala, o Prefeito Municipal parabenizou a Secretária Fátima e sua equipe pelo trabalho que vem sendo realizado desde a criação do programa. Agradeceu também a presença da Promotora Dra. Vanessa  Casarin Schütz, afirmando que a participação do Ministério Público é fundamental, pois auxilia muito o município, sendo uma importante instituição de apoio a gestão pública que busca corrigir falhas, apontar caminhos seguros e corretos e melhorar a vida da população.

Na sequência, a Promotora Dra Vanessa, explanou sobre a responsabilidade que os pais devem ter na educação dos filhos. Ela apresentou também dados relacionados ao grau de ensino dos presidiários do Rio Grande do Sul, afirmando que quanto mais educação se tem, menor são as chances da pessoa ser presa. O encontro possibilitou um diálogo, troca de experiências e esclarecimentos às famílias que participaram do seminário.

O Programa Agentes de Educação e Cidadania, foi implantado pelo Governo Municipal em 2009, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e atualmente conta com a atuação de oito profissionais, sob a gestão da Secretaria e coordenação da assessora Ana Cristina Duarte. Tem com o objetivo, melhorar a interação família-escola, bem como realizar visitas domiciliares e aplicar reforço escolar na casa do aluno, com vista a melhorar a aprendizagem, combater a evasão escolar e fortalecer a Rede de Apoio à Escola.