MEC RECONHECE EDUCAÇÃO INOVADORA NA ESCOLA SÃO MIGUEL ARCANJO

MEC RECONHECE EDUCAÇÃO INOVADORA NA ESCOLA SÃO MIGUEL ARCANJO

O Ministério da Educação (MEC) publicou estudo denominado 'Inovação e Criatividade na educação básica', voltado para a educação criativa em organizações escolares e não escolares, governamentais e não governamentais, públicas e particulares, em que reconhece boas práticas a nível nacional. Identificadas e mapeadas, as instituições foram inseridas em um mapa ilustrativo, demonstrando a diversidade e a riqueza dos projetos que inovam em educação. No Rio Grande do Sul, foram 13 educandários reconhecidos, dentre os quais a Escola Agrícola de Tempo Integral São Miguel Arcanjo, de Giruá.

A informação foi repassada ao Prefeito Municipal, pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, e como forma de agradecimento e incentivo para a continuidade dos projetos desenvolvidos na Escola, foi entregue o certificado de reconhecimento a Direção, na última segunda-feira, 28 de dezembro. O Prefeito Municipal agradeceu as Professoras Meridiana Machado e Roselaine Trentin, que responderam pelo educandário no período das avaliações.

A Escola São Miguel Arcanjo era estadual, mas o Governo do Estado comunicou a decisão em fechar a Escola em razão da baixa procura por matrículas e pelo não atendimento às metas previstas para a gestão. A Prefeitura Municipal, na atual administração, decidiu intervir no caso e solicitou a abertura do processo de municipalização, assegurando a lotação de professores, equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da educação. E mais: criou a primeira Escola Agrícola de Tempo Integral de Giruá. Atualmente, a Escola conta com Ginásio de Esportes, orquestra, atividades multidisciplinares, e um novo prédio está sendo construído para abrigar os alunos em 2016.