6ª Edição do Projeto Férias em Movimento em Giruá

Durante o Projeto, 175 alunos, de 06 a 15 anos, terão a oportunidade de vivenciar momentos de muita alegria, diversão e lazer

6ª Edição do Projeto Férias em Movimento em Giruá

O Governo Municipal de Giruá através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na última quarta-feira(06) a abertura oficial do projeto “Férias em Movimento”. Um projeto inovador que pelo sexto ano consecutivo proporciona aos alunos das escolas municipais diversas atividades durante o período das férias escolares. Através de momentos de recreação, esporte, lazer e cultura, os alunos interagem, socializam e se divertem.

A 6ª Edição do Projeto, conta com a participação de 175 alunos, de 06 a 15 anos, que terão a oportunidade de vivenciar momentos de muita alegria, diversão e lazer através de atividades recreativas e esportivas, banhos de piscina e o passeio, que neste ano será no Parque das Fontes em Entre-Ijuís. A cada edição, o Governo Municipal investe aproximadamente 40 mil reais para garantir a segurança e a diversidade de atividades que compõem o planejamento do projeto. Além disso, disponibiliza recursos humanos através dos coordenadores, monitores, nutricionista, serventes, merendeiras e motoristas. As camisetas que serão usadas pelos participantes nos dias de atividades, bem como o transporte, viagem de recreação e todas as refeições diárias também ficam a cargo do Executivo.

Durante a abertura, realizada na Sede as AABB, estiveram presentes o Prefeito Municipal em Exercício, Professor Elton Mentges; a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereadora Marelise Weschenfelder; a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, o Presidente da AABB, Élio Pannoo; Vereador Ernani Zagonel, os Secretários Municipais Simone Kogler, Milena Cereser da Rosa, Raquelli Menim, Fernando Zimermann Prestes, Ricardo Rogério Jurenick e Coordenadora do Departamento Administrativo da Gestão Plena, Silvane Beatriz Figueredo da Silva. Representantes de entidades também participaram do ato, entre os quais: a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sílvia Maria Copetti Calegaro, o Patrão do CTG Querência Crioula, Auri Corso Suliman, 1ª Prenda Adulta da 3ª Região Tradicionalista, Carolina Ehlert, 1º Peão da 3ª Região Tradicionalista, Guilherme Abreu, 1ª Prenda Adulta do CTG Querência Crioula, Eduarda Ehlert, 1ª Prenda Juvenil do CTG Querência Crioula, Aline Deack Suliman e o 1º Piá do CTG Querência Crioula, João Pedro Lourega Loureiro. Também se fez presente o Diretor do Jornal O Butiá, Eugênio Thomas.

Uma das propostas do projeto é também proporcionar aos participantes momentos que os aproximem de atividades culturais, podendo vivenciar a diversidade cultural. Com este objetivo a Companhia de Balé Vanessa Schwan, da cidade de Campina das Missões que conta com bailarinas também de Cândido Godói e São Paulo das Missões, engrandeceu o evento através de belíssimas apresentações de dança.

Na sequência, Hélio Panno, representando do Banco do Brasil e Presidente da AABB disse estar muito feliz em poder participar deste momento, que faz do Banco do Brasil um grande parceiro do Governo Municipal na efetivação de projetos que proporcionam as crianças e adolescentes a convivência neste espaço. A Secretária Fátima Ehlert ressaltou que a partir do momento em que a educação passa a ser prioridade, ela não deve acontecer somente nos 200 dias letivos e dentro das escolas, mas abrir novas possibilidades. Segundo ela, o projeto Férias em Movimento é um exemplo: “O projeto integra alunos das diferentes escolas da rede, que oportuniza cultura, lazer, passeios e férias planejadas de forma exemplar pelas coordenadoras do projeto, supervisoras Tatiana Soller e Tatiane Renz”, afirmou Fátima. A secretária também agradeceu a parceria da Jerivá Embalagens que a cada ano contribui muito para a efetivação deste projeto.

A Presidente do Poder Legislativo, Vereadora Marelise Weschenfelder, disse estar muito feliz por ver tantas famílias acompanhando seus filhos na educação e ver a alegria das crianças. Marelise afirmou: “O comprometimento dos profissionais e a visão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que tem tido um compromisso muito grande com a inclusão, a integração, a qualidade e novas possibilidades de educação são fundamentais”.

O Prefeito em Exercício Professor Elton Mentges agradeceu a presença de todos e falou da importância deste projeto lançado em 2010, realizado no verão de 2011. A continuidade do projeto vem sendo priorizada pelo Governo Municipal na visão de que investir em educação é investir na criança e no adolescente, que hoje já são responsáveis pelo município. “Muitas sementes lançadas na escola são levadas às famílias e vão possibilitando a participação das comunidades na vida escolar dos filhos. As oportunidades que os filhos tem hoje, certamente muitos pais não tiveram mas estão entendendo a importância destas como parte do processo de formação de cada participante” finalizou Elton. O Prefeito declarou aberta a 6ª Edição do Projeto “Férias em Movimento” que acontece até o fim do mês de fevereiro.