FÉRIAS EM MOVIMENTO ENCANTA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

FÉRIAS EM MOVIMENTO ENCANTA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

O Programa Férias em Movimento já faz parte da vida de centenas de alunos da rede municipal de ensino de Giruá. Em sua 6ª edição, oferece atividades lúdicas, esportivas e educacionais no período regular de férias nas Escolas, e assim cumpre o principal objetivo de manter as crianças e adolescentes conectadas o ano todo com o sistema de educação. O Programa se constitui em uma colônia de férias, mas a partir de preceitos e conteúdos educacionistas.

O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, e a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, foram conferir as atividades desenvolvidas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, parceira desde a primeira edição. Os participantes, na manhã do dia 26 de janeiro realizavam campeonato esportivo e registraram seu contentamento com mais uma edição do Programa.

Thalita Machado da Cruz, 12 anos aluna da Escola Batista, participa do Férias em Movimento desde o ano de 2012, e diz que o mais importante “São novas amizades, a diversão nas férias e o reencontro com vários amigos. Aqui brincamos e fazemos muitas atividades legais”. O aluno Mateus Uggeri, 13 anos de idade, freqüenta a Escola José João Bisognin, e não esconde que as turmas a cada ano são mais divertidas e o projeto tem mais novidades. Para ele, o melhor do Férias é “A gente faz muitas atividades divertidas: jogar vôlei, tomar banho de piscina, vai passear e passa o dia brincando e se divertindo. O que é “bom também, é que a gente tem contato com as outras escolas e faz novas e pode conhecer outras pessoas e todos juntam se divertem”. Esta também é a opinião da aluna Nicolly Milena de Matos Nunes , da Escola Nicolau Leite.

As coordenadoras do Programa, professoras Tatiana Soller e Tatiane Renz, trabalham na atividade desde o ano de 2011e destacam “A importância social que o Férias representa na vida dos participantes, pois este projeto acolhe todos os alunos das escolas municipais com o objetivo de proporcionar momentos especiais e inesquecíveis durante o período de férias. Tudo isso acontece porque contamos em cada edição com profissionais que atuam com muita responsabilidade, dedicação, comprometimento, desenvolvendo e planejando atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer para o bem – estar e a satisfação dos alunos e familiares. Isto é notório a cada edição que organizamos juntamente com a Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, há um significativo aumento na procura dos pais no período de inscrição. Este ano superamos as nossa expectativa, estamos com 175 participantes”. Este projeto é uma iniciativa pioneira e já obteve reconhecimento em diversas edições do Prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindifisco-Afisvec nos anos de 2011, 2013 e 2014.

Na semana que passou, alunos e equipe foram a Entre-Ijuís, no Balneário Parque das Fontes, confraternizar e celebrar mais uma edição do Programa. As atividades encerraram no último dia 27 de janeiro e tiveram o acompanhamento do Prefeito Municipal Ângelo Fabiam Duarte Thomas, que reconhece neste projeto a continuidade da igualdade de oportunidade para as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, no entendimento de que as ações na educação são contínuas.