“ESTUDANDO NAS FÉRIAS”

REFORÇOU EDUCAÇÃO NAS CASAS DOS ALUNOS

“ESTUDANDO NAS FÉRIAS”

REFORÇOU EDUCAÇÃO NAS CASAS DOS ALUNOS

A 2ª edição do Projeto “Estudando nas Férias”, desenvolvido Secretaria Municipal de Educação e Cultura desde o dia 4 de janeiro, tem como objetivo realizar acompanhamento pedagógico domiciliar no período de férias para combater a repetência e o abandono escolar.

O projeto é inovador e conta com a participação de 60 alunos das escolas municipais, com idade entre 6 e 15 anos. A organização do trabalho conta diariamente com os Agentes de Educação e Cidadania que vão até a casa dos alunos para desenvolver atividades de reforço escolar. Conforme relato deste grupo de profissionais, os alunos e suas famílias têm sido muito receptivos ao desenvolvimento do trabalho o que pode ser percebido pela forma como se organizam para recebê-los em suas casas, com um ambiente preparado para que as aulas aconteçam da melhor forma.

A coordenadora do projeto na SMEC, assessora Ana Cristina, destaca o empenho de cada profissional em garantir aos alunos atividades diferenciadas, como desafios lógicos, de leitura e de escrita, jogos didáticos e brincadeiras que tornam o aprender mais divertido e as crianças e adolescentes mais participativos e autônomos em relação as suas aprendizagens.

Conforme a Secretária Fátima Ehlert, este é mais um projeto do Governo Municipal que se consolida como uma possibilidade de garantir a efetivação de políticas públicas que valorizam a educação em tempos e espaços diferenciados, na perspectiva de incluir pais, alunos e comunidade no processo ensino aprendizagem. Para o prefeito Fabiam Thomas, idealizador deste programa, a educação só terá resultados se for contínua e realmente dialogar com a realidade de cada aluno e de cada família envolvida no processo e isso é um dos objetivos principais do programa.