Smec realizou formação para equipes diretivas das escolas municipais

Smec realizou formação para equipes diretivas das escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu no dia 16 de fevereiro, junto à Casa do Professor, encontro de formação continuada para as equipes diretivas das escolas municipais. No turno da manhã, sob a coordenação do Setor Pedagógico, as diretoras e vice-diretores participaram das atividades práticas e reflexivas com  estudos e debates a partir do filme "Escolarizando o mundo"; após este momento houve a apresentação do Calendário Escolar 2016 e das orientações da SMEC objetivando o bom andamento das atividades letivas junto às escolas.

No turno da tarde, a formação foi realizada com a participação dos demais  integrantes das equipes diretivas das escolas, orientadores e supervisores, com a participação e o trabalho da Prof.ª Ms. Soní Pacheco de Moura – (SETREM) que trabalhou a temática: Projeto Político Pedagógico – como executar as ações definidas pelo coletivo?, reforçando este projeto por todos envolvidos, pais, professores, alunos, funcionários e a comunidade onde a Escola está inserida.

Segundo a Secretária Fátima Ehlert, esses momentos de formação que já fazem parte do cotidiano das escolas visam fortalecer, instrumentalizar e oportunizar espaços para debates e socialização dos saberes coletivos, articulando uma gestão participativa e democrática nas escolas da rede municipal a partir daqualificação da gestão escolar. Para o prefeito Fabiam Thomas é importante que as equipes diretivas tenham metas a atingir e que as mesmas sejam assumidas por todos os profissionais que fazem parte da comunidade escolar, porque o dia a dia da escola é construído a partir da atuação de cada docente e do comprometimento de todos.

Já na segunda-feira, 22 de fevereiro, à 8h30min, no Clube Aliança, acontecerá a abertura oficial do ano escolar, com todos os profissionais da educação. Na sequência, mais uma etapa de formação a cargo da Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Rodrigues, Diretora do Campus da UNIPAMPA – Jaguarão, a qual abordará o tema “Os desafios da educação frente ao contexto atual e as possibilidades de organização da escola”, envolvendo questões da base nacional curricular comum e dos processos avaliativos que envolvem o cotidiano escolar.