5ª EDIÇÃO DO PROGRAMA CIDADANIA PLENA

AVALIAÇÃO FINAL DOS ALUNOS ALFABETIZADOS NA

5ª EDIÇÃO DO PROGRAMA CIDADANIA PLENA

O Programa Cidadania Plena, implantado pelo Governo Municipal em 2012, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já realizou 5 edições e a cada ano tem firmado o compromisso de oportunizar a alfabetização a adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino em idade própria, bem como a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos ofertada na Rede Municipal de Ensino. O objetivo da equipe é claro: erradicar o analfabetismo em Giruá.

Os alunos que participaram desse Programa no ano de 2015, e que foram alfabetizados, realizaram a avaliação final do programa no dia 28 de março, junto ao Polo Ead IF Farroupilha de Giruá, momento em que se fizeram presentes as professoras alfabetizadoras: Alessandra Amaral, Claudete Pazdziora, Janete Pazdziora, Leonice Corrêa e Neli de Almeida, com acompanhamento da coordenadora do Programa Tatiana Soller.

Essa avaliação, prevista em lei, consistiu na escrita e na leitura de uma carta, momento em que cada aluno demonstrou sua habilidade em escrever e ler revelando estar alfabetizado.

Outro dado importante a ser destacado, é que para poder participar da referida avaliação, os alunos tiveram que ter frequência nas aulas de no mínimo 75%, sendo avaliados bimestralmente através das avaliações diagnósticas e, ao final do ano, com os testes de saída.

Os alunos que concluíram esta última etapa do Programa, posteriormente serão convidados a participar da cerimônia de entrega dos certificados e da bolsa incentivo. Segundo a Secretária de Educação. Fátima Ehlert. este programa tem um objetivo educacional e social muito significativo por oportuniza a todos o acesso a alfabetização, é tornar real a meta de analfabetismo zero em nosso município. Para o Prefeito Fabiam Thomas. cada formatura deste programa é muito emocionante e especial para o governo, pois faz com que o sonho de ver todos os giruaenses alfabetizados está cada vez mais próximo de acontecer e é possível.

Durante o programa muitas outras questões além da alfabetização são proporcionadas aos alunos tais como: acesso à tecnologia, atividades culturais, esportivas, palestras, visitas, dentre outras. A formatura desta turma está prevista para o dia 13 de abril, às 14h, junto ao Auditório Regina Giovelli.