O teatro na escola: a arte que ensina a viver

O teatro na escola: a arte que ensina a viver

Anualmente o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem proposto às escolas momentos culturais como a apresentação de espetáculos teatrais. Neste ano enfatizando a importância da arte, da cultura e da expressão na escola, firmou-se uma parceria com o SESC de Santo Ângelo.

A proposta é desenvolver durante este ano o teatro com o objetivo de oportunizar às crianças uma multiplicidade de linguagens atingindo o imaginário, ações de recreação para as escolas locais em eventos voltados para educação e mostras literárias.

Para marcar o início destas atividades culturais, no dia 29 de março no Ginásio de Esportes da EMEF Canova foi apresentado para 480 alunos da Educação Infantil, 1º e 2 anos da Rede Municipal e da Escola Estadual Otávio Bos, o Espetáculo ABRE A BOCA E FECHA OS OLHOS – do Grupo de Teatro Luz e Cena da cidade de Novo Hamburgo, que com muita diversão abordou o tema Educação Alimentar.

Através do teatro e da literatura é possível desenvolver uma multiplicidade de linguagens e atingir o imaginário das crianças conscientizando-as sobre a importância de termos hábitos saudáveis na alimentação.

Segundo a Secretária Fátima Ehlert cada oportunidade proporcionada aos alunos de perceberem o teatro e a arte como representação de temas ligados a vida diária, possibilita esta inserção da cultura diretamente na educação. O Prefeito Fabiam Thomas ressalta que sempre que possível é oferecido diferentes oportunidades culturais aos alunos com o objetivo de transformar a escola neste espaço vivo de aprendizagem onde cultura, arte, esporte e lazer se entrelaçam na construção do saber.