SMEC REÚNE DIRETORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O motivo da reunião foi avaliação mensal e replanejamento.

SMEC REÚNE DIRETORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O motivo da reunião foi avaliação mensal e replanejamento.

Na última quinta-feira (07), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, junto à Casa do Professor, reunião técnico-administrativa mensal com as diretoras das escolas municipais. O encontro teve como objetivo avaliar os primeiros trinta dias letivos da Rede Municipal de Ensino e, a partir das demandas trazidas pelas escolas, promover o monitoramento e dar sequência à execução e ao replanejamento do plano de trabalho estabelecido para o ano de 2016.

Dentre os diversos assuntos tratados, enfatizou-se as ações do Governo Municipal através dos programas e projetos que visam fortalecer os processos intersetoriais que dialogam diretamente com a comunidade giruaense e a formação cidadão. Um deles é a Gincana de Combate a Dengue - “AEDES #SQN!”, coordenado pela Secretaria de Saúde, e o “Prêmio Semeando Educação Fiscal”, coordenado pela Secretaria de Gestão Financeira. Estes contam com a parceria da SMEC e a participação e o envolvimento das escolas e seus profissionais.

Visando dar continuidade ao programa de valorização dos profissionais da educação, também foi discutido e elaborado o novo cronograma mensal referente a garantia de 1/3 da carga horária dos professores, que acontece desde 2015 na Casa do Professor. São momentos em que estes profissionais realizam o planejamento das aulas, estudos e preparação de materiais didáticos e avaliativos, sendo que os alunos permanecem em suas escolas com diversas atividades nas oficinas de música, hora do conto, informática educativa, inglês, educação física, entre outras.

A Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert enfatizou a importância destes momentos para o fortalecimento do grupo, ressaltando o papel do gestor da escola como agente responsável pelo fomento e construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, uma vez que o espaço escolar é dinâmico e deve ser considerado como fundamental para a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais, tendo em vista a oferta de uma educação pública gratuita, democrática e de qualidade para todos, pois o cotidiano da escola é construído a partir da atuação de cada um e do comprometimento de todos.