Mais 24 alunos formados pelo Cidadania Plena

Mais 24 alunos formados pelo Cidadania Plena

Na tarde de quarta-feira (13), aconteceu a esperada formatura dos alunos do Programa de Erradicação do Analfabetismo- Cidadania Plena de 2015. Autoridades, alunos, professores e familiares estiveram juntos no Auditório Regina Giovelli para a entrega do certificado de conclusão e do pagamento da Bolsa Incentivo.

Nos anos de 2012, 2013 e 2014, o Governo Municipal realizou o pagamento da Bolsa Incentivo a 91 alunos alfabetizados, totalizando o montante de R$ 22.750,00. No ano de 2015, foram mais 24 alunos que saíram do analfabetismo, totalizando 115 beneficiados pelo Programa desde seu início. As turmas formadas foram do Bairro Hortêncio, Bairro São José, Rincão dos Coimbras, EMEF Canova e EMEF José João Bisognin.

O Programa Municipal Cidadania Plena foi implantado por iniciativa do Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O objetivo do projeto foi de alfabetizar jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino em idade própria. A coordenadora do Programa Tatiana Soller ressalta a imporântica do trabalho, afirmando que “aprender a ler e escrever é sem dúvida um momento marcante na vida de cada ser humano, pois proporciona a entrada em um mundo antes desconhecido e sem significado.

O prefeito Fabiam Thomas relembrou, diante do sucesso de mais uma edição do Programa, do sonho que o motivou, juntamente com a Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, a pensar no projeto. “Nós temos um sonho, fácil de ser realizado se Giruá compreender que não se pode desistir de um programa como esse, independente da gestão. Esse sonho é de chegar até o último giruaense analfabeto.”

Durante a realização das quatro edições do Programa, o Governo Municipal oportunizou aos alfabetizadores capacitação inicial e formação continuada com carga horária de 56 horas. Ofereceu também aos alunos merenda, material didático-pedagógico, livros didáticos e transporte escolar, com o objetivo de contribuir para a erradicação do analfabetismo em nosso município.

Em sua fala, a Secretária Fátima Ehlert lembrou que há algum tempo atrás, nem todos tinham o privilégio de estudar”, em virtude das dificuldades na mobilidade e acesso às escolas. “Aqueles que querem aprender, seja para ter um emprego melhor, ler bíblia, fazer uma receita, uma lista do mercado, ler uma bula, eles merecem a oportunidade.”

Na oportunidade, a diretora da EMEF José João Bisognin Jussara Isabel Göttems Daruy, expôs também sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. Através dela, alunos alfabetizados podem continuar seus estudos em 2016 até concluir o Ensino Fundamental. É mais uma oportunidade para quem deseja concluir seus estudos, seja para uma melhor qualidade de vida ou para mais oportunidades de emprego.