4º Roda de Conversa na Casa do Professor

As Rodas de Conversa foram implantadas em setembro de 2015 junto a Casa do Professor.

4º Roda de Conversa na Casa do Professor

Com proposta de proporcionar um espaço de reflexão e troca de ideias, as Rodas de Conversa foram implantadas em setembro de 2015 junto a Casa do Professor. Na última terça-feira, 19 de abril, realizou-se a 4º edição da Roda de Conversa, sendo a primeira do ano letivo de 2016. Contou com a presença da delegada Josiane Fröehlich, que gentilmente aceitou o convite para abordar o tema "Enfrentamento da violência na escola".

Estiveram presentes as equipes diretivas, orientadores, supervisores, professores da educação infantil, anos iniciais e anos finais, bem como os agentes de educação. Além das escolas municipais o convite foi extendido também as escolas estaduais e particulares.

Essa conversa possibilitou aos profissionais da educação o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações referente às diversas situações de violência que envolvem crianças e adolescentes tanto no âmbito escolar, quanto familiar. Estas muitas vezes precisam de uma atitude dos profissionais da educação no encaminhar e orientar alunos e família.

Ressaltou que para toda a atitude há um limite, e que se este limite puder ser compreendido pela criança e pelo adolescente através da educação dada pela família e complementada pela escola, com certeza diminuirá o número de jovens e adultos envolvidos em criminalidade. A delegada também colocou-se à disposição para se fazer presente nas escolas, através de palestras aos pais e alunos.

A Secretária Fátima Ehlert agradeceu a delegada Josiane Fröehlich por aceitar o convite para a Roda de Conversa e sanar as dúvidas dos profissionais presentes. “É na ação, reflexão e ação que faremos da escola este espaço de construção do conhecimento e acima de tudo da formação da cidadania.”