SMEC inicia formação continuada com profissionais da Educação Infantil

No sábado (30), participaram 24 monitores, e na segunda-feira (02) a formação foi destinada a 33 professores.

SMEC inicia formação continuada com profissionais da Educação Infantil

A cada ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura planeja, organiza e promove a formação continuada de todos os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino. Os primeiros profissionais a serem contemplados com este processo de formação foram os monitores e os professores que atuam nas turmas da educação infantil.

No sábado (30), participaram 24 monitores, e na segunda-feira (02) a formação foi destinada a 33 professores, sendo que as equipes diretivas estiveram presentes em ambos os momentos.

Nestas primeiras formações, o processo de estudo teórico, de reflexão e de troca de experiências foi coordenado pelas supervisoras da SMEC Tatiana Soller e Tatiane Renz, que propuseram aos profissionais momentos de discussão do tema “Autonomia, independência e interdependência nas ações de cuidar e educar”.

Além deste tema, outras questões foram sendo refletidas e discutidas, relacionadas ao planejamento das atividades e a organização dos espaços das escolas para promover o acolhimento, a interação e o brincar; aos instrumentos utilizados para observar, documentar e compreender o processo de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem das crianças; como acontece a integração da equipe de apoio com os professores e em que momentos a escola oportuniza a participação da família no processo educativo.

A educação infantil possui uma diversidade de ações pedagógicas planejadas com o foco de desenvolver muitas vivências e aprendizagens, onde o cuidar e o educar se fazem presentes de modo inseparável. O constante desafio como gestores, professores e monitores é olhar para estas muitas situações pedagógicas e analisar que medidas podem ser efetivadas para que as atividades de cuidado e de educação sejam aprimoradas.