EMEF Nicolau Leite e Agentes de Educação e Cidadania desenvolvem projeto in

Implantado pelo Governo Municipal em 2009, o Programa Agentes de Educação e Cidadania se consolida.

EMEF Nicolau Leite e Agentes de Educação e Cidadania desenvolvem projeto inovador

Implantado pelo Governo Municipal em 2009, o Programa Agentes de Educação e Cidadania se consolida como política pública de  fortalecimento da Rede de Apoio à Escola.

Na manhã do dia 10 de maio (3ª feira), a EMEF Nicolau Leite realizou um trabalho de orientação aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, abordando temáticas como: bullying, direitos e deveres do estudante, prevenção ao uso de drogas, frequência escolar, entre outros.

A atividade foi realizada pelas Agentes de Educação e Cidadania -Viviane Godoy e Eliane Fim, que além de realizarem visitas periódicas na residência dos alunos para verificar a frequência escolar e realizar acompanhamento aos estudos e reforço escolar domiciliar desenvolveram, juntamente com a orientadora educacional da escola Márcia Berres, o trabalho intitulado: Refletindo sobre o dia-a-dia escolar”.

O trabalho teve como base os assuntos abordados pela promotora Vanessa Casarin Schütz, em reunião da Rede de Apoio à Escola – RAE do dia 05/05/16, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação, os Agentes de Educação e Cidadania, representantes das equipes diretivas das escolas de Giruá, Casa da Família-GAP,  Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Tutelar.

Na escola as agentes de educação e a orientadora abordaram os assuntos através de dinâmicas, leituras de imagens, questionamentos, análise do comportamento diário na escola, vídeos e esclarecimentos sobre as consequências dos atos de agressividade, violência e uso de drogas. Esse tipo trabalho também faz parte de uma das ações mensais do projeto: “Planejamento do Serviço de Orientação Educacional: um instrumento necessário”, que está sendo desenvolvido neste ano na escola.

Conforme a diretora, professora Dalva Maria Moura foi um trabalho muito significativo,  pois possibilitou que todos os alunos dos anos finais tivessem acesso ao conteúdo da palestra da promotora através desse trabalho. A ótima estratégia utilizada pelas profissionais instigou aos alunos a participar e questionar com exemplos que acontecem na escola.  Representou uma ação preventiva de condutas indesejáveis na escola”.

Para a Secretária Fátima Ehlert “as políticas públicas só fazem sentido quando de fato interagem diretamente nas áreas em que foram implementadas e cumprem com o seu papel, neste caso, especificamente com a melhoria da qualidade da educação e da aprendizagem dos alunos. A escola está de parabéns pela interação agentes X família X escola X alunos”.