Iniciam as aulas na Escola Leonel de Moura Brizola

Iniciam as aulas na Escola Leonel de Moura Brizola

Na tarde de quinta-feira, dia 24 de novembro, a Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, iniciou suas atividades com os alunos. Na oportunidade fizeram-se presentes o Prefeito, Fabiam Thomas, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert e equipe do Setor Pedagógico da SMEC. Neste dia, a professora Katiana Sparrenberger foi empossada Diretora do educandário pessoalmente pelo Prefeito Municipal, acompanhados da Secretária de Educação e de integrantes da Secretaria. Na sequência, as autoridades realizaram visita nas dependências da escola e acompanharam as atividades dos alunos com os professores, o processo de adaptação dos alunos e de seus pais com os primeiros dias de ingresso das crianças na vida escolar, e também intensa procura por matrículas na nova Escola.

A escola foi conquistada através de projeto proveniente do PAR, com encaminhamentos e aprovação do MEC/FNDE nos anos de 2009 e 2010, tendo a obra iniciada em 10/05/2011 e concluída em 09/09/2016. Após a inauguração oficial, foi aberto o prazo para as matrículas e, encerrado este, teve início às atividades letivas.

Com mais esta escola de Educação Infantil, Giruá amplia o atendimento da Educação Infantil, tendo condições de cumprir a meta 1 prevista no Plano Nacional e Municipal de Educação e Cultura, que trata da universalização da oferta escolar  para a faixa etária de 4 e 5 anos e o atendimento de 50% da demanda na faixa etária de 0 a 3 anos.

Nas palavras do Prefeito Fabiam, " É a maior Escola Municipal construída em Giruá. Conceber este projeto, correr atrás da liberação do dinheiro, buscar apoio institucional e político para sua concretização, foram etapas muito difíceis e trabalhosas, mas extremamente gratificantes. Foi impossível conter a emoção durante o ato de inauguração da Escola, há dois meses atras, pois o sonho havia se tornado realidade. Porém, ainda faltava a vida escolar propriamente dita, faltavam as crianças, os professores, a equipe de trabalho e a comunidade escolar, cujo nascimento também é histórico. Há mais de vinte anos, Giruá não construía uma Escola, e com o início das aulas na Leonel Brizola fechamos com êxito mais um ciclo de conquistas ligadas a educação. Que os alunos cresçam e vençam na vida através do caminho da educação."

A Secretária, Fátima Ehlert enfatiza a importância da concretização de mais este espaço para a melhoria da qualidade da educação municipal e que cumpre com o plano de ações deste governo na implementação de políticas públicas que venham a contemplar as reais necessidades das famílias giruaenses, em especial as mulheres e mães trabalhadoras.

A estrutura é modelo a nível nacional. Ampla, moderna e funcional, possibilitará o acolhimento a mais de 250 crianças giruaenses. A homenagem do nome é feita ao ex-Governador do RS e do RJ, Leonel Brizola, gestor que mais escolas construiu no mundo, líder político, educacionista e político, reconhecido oficialmente como herói da pátria brasileira, e que mantinha laços fraternos com a comunidade giruaense.

As matrículas ainda se encontram abertas para o ano letivo de 2017, e pela procura devem ser preenchidas nos próximos dias:

• Berçário A ainda possui 5 vagas;
  • Berçário B foram preenchidas todas as vagas ofertadas;