Administração Municipal prioriza investimentos na Educação

Essa é a primeira reportagem de uma série que vai mostrar as mudanças que vêm ocorrendo nas escolas da Rede Municipal, enfatizando a valorização e o cuidado do Poder Executivo com os educandários do Município.

A reportagem desta edição vai tratar da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, fundada em 1982, localizada no bairro Promorar. Atualmente, a escola funciona em turno integral sob a direção da professora Dirlene Amaral, possui 51 crianças matriculadas na faixa etária de 0 a 3 anos.

A Administração Municipal acredita que os investimentos na primeira infância são essenciais para o desenvolvimento da criança e são decisivos para os passos seguintes da escolaridade. Nesse sentido, investiu na revitalização e melhorias na infraestrutura da escola.

Dentre as melhorias da escola, foi realizada a pintura externa e interna, inclusive nos mobiliários, consertos e adequações dos brinquedos da pracinha conforme a faixa etária das crianças, troca do piso das salas de aulas, aquisição de refrigerador, televisão, berços e materiais didáticos.

“A escola mudou muito, depois dos investimentos feitos pela Administração Municipal, participação ativa da ACPM e parceria da CRVR. Agora está colorida, atrativa, sem acúmulo de entulhos e com um espaço mais apropriado para as crianças brincarem no pátio. Diariamente recebemos elogios da comunidade, pois as mudanças na escola são visíveis”, afirma Dirlene Amaral, Diretora da EMEI Gente Miúda.

Já Jucéri Simoni Schendel,  mãe da aluna Évelin diz que: “ As mudanças na escola são para melhor, vejo a alegria da minha filha Évelin quando vem para casa contado as atividades e passeios realizados. A repaginada que aconteceu nos últimos meses orgulha muito a comunidade escolar da EMEI- Gente Miúda”.

E a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Denise Weber finaliza: “A atual Administração Municipal estabeleceu como meta na educação dinamizar o trabalho dos educadores, melhorar a qualidade de ensino e garantir o aprendizado aos estudantes realizando melhorias em toda a rede municipal. Dentre elas podemos destacar algumas medidas que estão sendo realizadas como políticas públicas: monitores no acompanhamento de crianças e adolescentes com deficiências e garantia de atendimento educacional especializado nas escolas; ampliação da Proposta de Escola em Tempo Integral; a Adesão ao Programa União Faz a Vida; continuidade ao Programa AABB Comunidade; os Programas Mais Alfabetização e Novo Mais Educação; Feira do Livro; Seminário Municipal de Educação Gratuito a todos os Profissionais  ultrapassando 500 (quinhentos) inscritos; Participação no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa voltada além dos Anos Iniciais para a Educação Infantil; oferta de oficinas culturais como: dança, teatro, música; biblioteca com aquisição de livros literários e um grande investimento de reformas e readequações das instalações nas Escolas Municipais sendo visível as mudanças realizadas e proporcionando espaços mais agradáveis e adequados aos alunos e  profissionais de educação. Houve também um melhoramento na Frota do Transporte Escolar, sendo que valor investido até o momento está em torno de R$ 70.000,00 garantindo assim, a segurança de todos os alunos que necessitam deste serviço. A escola precisa de uma reflexão séria, honesta e consciente, para a tomada de decisões que viabilizem a melhoria do ensino, condizentes com o momento político-social e pelo fortalecimento da democracia. Desejamos o engajamento de todos para uma educação de qualidade acessível e com resultados qualitativos para toda a comunidade. De nada valerá o discurso sem a ação. Mais vale um exemplo do que mil palavras”.