Administração Municipal prioriza investimentos na Educação

Administração Municipal prioriza investimentos na Educação - Emei Criança Feliz

Essa é a segunda reportagem de uma série que vai mostrar as mudanças que vêm ocorrendo nas escolas da Rede Municipal, enfatizando a valorização e o cuidado do Poder Executivo com os educandários do Município.

A reportagem de hoje, trata da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, está localizada na Rua 28 de Janeiro, nº 534, no Bairro Hortêncio. Tem como Diretora a Professora Aline Patricia Junges Kraemer. Atende neste ano de 2018, 41 crianças, de 0 a 3 anos de idade, nas turmas de Berçário A, Berçário B e Maternal I. Conta com 5 Professoras, 1 Supervisora, 2 Monitoras, 2 Oficineiras, 2 Serventes, 1 Merendeira e 1 Zeladora em seu quadro funcional.

Apresenta como Projeto Norteador deste ano: “Vivências na Educação: Brincar, Aprender e Fazer Acontecer”, buscando através da ludicidade construir valores, bem como o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos social, afetivo, cognitivo e motor.

Desde o ano passado a escola vem passando por inúmeras melhorias, tanto no espaço físico, quanto no pedagógico. Dentre elas, destacamos:

• Troca do piso antigo da cozinha, refeitório, banheiro, corredores, sala da direção e entrada;

• Pintura do prédio da escola, interno e externo;

• Substituição de todas as lâmpadas fluorescentes por led;

• Aquisição de 2 televisores novos;

• Aquisição de ventiladores;

• Aquisição de um fogão industrial novo e aéreo para cozinha;

• Aquisição de uma Cama Elástica, Balanços e uma Casinha de Teatro;

• Aquisição de mais Livros Infantis e Jogos Pedagógicos;

• Aquisição de tatames para todas as salas de aula;

• Revitalização e instalação da placa de identificação da escola.

Depoimento de pessoas que acompanham e fazem parte das melhorias da Educação de Giruá.

Estar à frente da EMEI Criança Feliz deixa-me muito contente e realizada, é uma escola pela qual tenho muito apreço e carinho. Tenho uma equipe muito comprometida que está sempre disposta a encarar novos desafios e pôr a mão na massa para realizar tudo o que nos propomos. Contamos com a parceria de todas as famílias, as quais são muito participativas, colaboram e são presentes na vida escolar dos nossos pequeninos, sendo isto um ponto muito positivo no dia a dia escolar. A escola está linda, e queremos cada vez mais deixá-la alegre, aconchegante, atrativa, como as crianças merecem!

Cuidar e Educar se complementam para promover um crescimento saudável. Nossa Proposta Pedagógica visa oportunizar o desenvolvimento integral e a construção da autonomia infantil de forma que o educando possa interagir com os outros e com o meio de forma independente, dinâmica e curiosa”. (Aline Patricia Junges Kraemer- Diretora da escola)

Estou muito satisfeita com a escola toda, pelo trabalho que desempenha. Minha filha Maitê vem mostrando a cada dia seu desenvolvimento e evoluindo muito mais. Somos gratos pela atenção e o cuidado que a escola vem prestando. Enfim, a escola me agrada muito, pois onde minha filha estiver bem e feliz, eu estarei tranquila”. ANÍCIA SCHNORR DOS SANTOS- Mãe da aluna Maitê

"Acompanhando o trabalho desenvolvido na EMEI Criança Feliz, percebo o elo indissociável entre cuidar e educar. O comprometimento de toda equipe que proporciona as crianças um espaço de estimulação, exploração e descobertas essenciais nesta faixa etária. A nomeação recente de uma supervisora para dar apoio e acompanhamento pedagógico aos professores da EMEI, demonstra a preocupação do Governo Municipal em investir e reconhecer a importância e as especificidades desta etapa educacional. Precisamos trabalhar e nos posicionar como profissionais críticos e conscientes das mudanças que almejamos”. (Marcia Berres, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil SMEC)

A Administração Municipal vem priorizando investimentos na Educação Infantil com o intuito de proporcionar melhorias na primeira etapa da Educação Básica. Uma das ações da Administração foi a alteração da Lei Municipal n° 6020/2014, no que se refere à carga horária semanal do cargo de Monitor de Educação Infantil, prevendo até 10 horas de convocação em regime suplementar aos monitores, para que possam suprir horários especiais nas EMEI’s, pois os alunos são atendidos em Tempo Integral. Outra ação importante no fazer pedagógico, é poder contar com o apoio de uma Supervisora nas Escolas de Educação Infantil. Não podemos esquecer que para o sucesso das ações é preciso não apenas iniciativas e recursos, mas o engajamento de toda comunidade escolar que se dedica de forma séria e acredita na importância e no crescimento que cada mudança traz às escolas de Educação Infantil”. ( Secretária Municipal de Educação e Cultura, Denise Weber.)