Semana Literária acontece na próxima semana em Giruá

Teatro, música, brincadeiras e interação com autora presente marcarão o início das atividades da Semana Literária na próxima semana. Este evento, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, teve sua primeira edição no ano de 2009, possui uma grande caminhada e vem oportunizando aos alunos o contato com a leitura, paineis com escritores presentes, bem como proporciona as demais pessoas da comunidade giruaense atividades através de bate papos com autores no tradicional Café Literário.

A cada edição idealizada reforça-se a ideia de que ela acontece na Semana em que comemoramos o "Dia da Criança" e que comemorar esse momento é poder oferecer aos alunos o lúdico, muita cultura e a oportunidade de interagir com autores, pela fundamental importância para a construção da cidadania e do conhecimento.

Fazendo uma retrospectiva desses momentos, podemos relembrar carinhosamente de cada um dos escritores e escritoras que já estiveram participando das Semanas Literárias em Giruá e que deixaram suas marcas: Sérgio Napp, Nóia Kern, Léia Cassol, Eládio Weschenfelder, kalunga, Pedro Bandeira, Letícia Möller, Pablo Moreno, Walmor Santos, Jorge Trevisol, Maria Inez Flores Pedroso, Márcia Funke Dieter, Lisiane Sackis, a participação de pessoas da comunidade giruaense envolvidos com a literatura, poetisa Cecília Maicá, e jornalismo, Arno Kegler, que com suas experiências, engrandeceram e qualificaram esses momentos, bem como o belo espetáculo cultural com o musical Jardim de Cataventos.

A Semana Literária, que acontecerá de 06 a 10 de outubro, traz como tema “LEITURA, CIDADANIA E VIDA”, e procura mostrar que a formação de leitores, através de ações e atividades direcionadas junto às escolas e à comunidade, qualifica as pessoas e que através da leitura nos tornamos sujeitos nesse processo de transformação da sociedade e da própria vida. Estarão presentes nesta edição, realizando atividades culturais lúdico-pedagógicas em bate papos, GABRIELA SCHAURICH, escritora, contadora de histórias, atriz, cenógrafa, produtora e diretora musical de peças teatrais; ALEXANDRE BRITO, escritor, músico, editor, escreve pra "gente pequena, média e grande". Nesta semana também estará acontecendo um importante momento para Giruá, o lançamento do livro "Capitão Hortêncio e seus filhos construindo Giruá", com o escritor, professor JOÃO FRANCISCO ENDRES, que estará interagindo com alunos das escolas e de Programas e Cursos Técnicos, bem como a comunidade giruaense.

A abertura está prevista para as 8h30min, junto à sede do CONGIR e contará com a participação do "Grupo de Theatro Catavento" do Instituto Sinodal da Paz/Santa Rosa. O cronograma para a participação de alunos foi enviado previamente às escolas visando contemplar turmas de todas as Redes de ensino.

Na noite do dia 08 de outubro acontecerá o Café Literário, um evento já consolidado, com a presença do escritor Alexandre Brito, para o qual a comunidade giruaense está convidada a participar e os cartões poderão ser adquiridos junto à SMEC até terça-feira a tarde. "Possibilitar o acesso à leitura, sua valorização e hábito é dever não só da escola, mas da família e sociedade, pois através dela amplia-se o conhecimento, respeita-se a diversidade e passamos a compreender o mundo em constante transfornmação" destaca a Secretária Fátima Ehlert.