Atividades da Semana Literária movimentam o município

O mês de outubro conta com três datas comemorativas relacionadas a cultura e a educação: o Dia da Criança, o Dia do Professor e o Dia Nacional da Literatura. Para comemorá-las e tendo em vista oferecer contato com o lúdico, com a cultura e com a leitura, o Governo Municipal promove, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a Semana Literária. Esse ano, realizada entre os dias 6 e 10 de outubro, proporcionará teatro, música, brincadeiras e interação com autores para alunos de todas as redes de ensino do município.

A abertura oficial aconteceu na manhã da segunda-feira (6), e contou com a presença do Prefeito Fabiam Thomas, do Vice-Prefeito Elton Mentges, do Presidente do Legislativo, Andrei Schnorr dos Santos, e dos Secretários Municipais Márcio Silva, Silvane Figueiredo e Fátima Ehlert.

Fátima, Secretária de Educação e Cultura, salientou que o objetivo da Semana Literária é garantir o contato direto com escritores e com diversas formas de expressão, buscando aumentar o conhecimento cultural dos alunos. Explicou também que essa é uma atividade complementar àquilo que é visto em sala de aula: “as escolas trabalham a leitura ao longo do ano a fim de que essa semana seja um complemento na educação, fazendo com que cada vez mais os livros façam parte da rotina de alunos e professores”.

Já o Prefeito Fabiam Thomas, no ato de abertura oficial do evento, lembrou que a Semana Literária acontece desde 2009 e já possibilitou muitos espaços de interação e crescimento para crianças e adolescentes, promovendo a integração entre as redes de ensino do município, já que esse é um evento pensado para todos. O Prefeito parabenizou a equipe da SMEC e acrescentou: “ainda que as escolas vivam a leitura todos os dias, é fundamental ter um evento para ressaltar a importância dessa prática.”.

A primeira apresentação da manhã ficou por conta do Grupo de Theatro Catavento, do Instituto Sinodal da Paz de Santa Rosa, que trouxe a peça “Paixão e Morte na Rua do Arvoredo”, adaptação do romance de David Coimbra. Na sequência, a escritora e contadora de histórias, Gabriela Schaurich, animou as crianças com música, histórias e interação por meio de atividades culturais e bate papos.

Ao longo do dia, alunos de todas as escolas participaram de atividades em turnos organizados anteriormente com professores e diretores

Nessa terça-feira, a Semana Literária continua, sendo que um dos destaques do dia é o lançamento do livro "Capitão Hortêncio e seus filhos construindo Giruá", com o escritor e professor João Francisco Endres, que estará interagindo com alunos das escolas e de Programas e Cursos Técnicos, bem como a comunidade giruaense, a partir das 20 horas, na Sede do Congir.

Amanhã, quarta-feira, acontece o tradicional Café Literário, com a participação do escritor Alexandre Brito, às 19 horas, no Espaço Allegra.