Semana Literária: um momento de muita cultura

Semana Literária: um momento de muita cultura


“A leitura é um fascinante mundo de encanto e realidade, onde o mistério deixa de ser algo oculto, e o que parecia simples, mostra toda a sua complexidade...”. Foi com este pensamento que as escolas, autoridades e demais pessoas da comunidade giruaense foram recebidas na abertura de cada uma das atividades realizadas durante a Semana Literária que aconteceu de 06 a 10 de outubro e que trouxe como tema "Leitura, Cidadania e Vida".

A cada edição idealizada a Semana Literária se consolida como uma oportunidade de oferecer aos alunos, professores e comunidade muita cultura, ludicidade e interação com autores, pela fundamental importância que a leitura tem para a construção da cidadania e do conhecimento.

Na abertura oficial, junto à Sede do CONGIR, os participantes puderam assisitr a peça teatral: “Paixões e Crimes na Rua do Arvoredo”, com o grupo Theatro Catavento, do Instituto Sinodal da Paz, de Santa Rosa, sob a coordenação da professora Fátima Regina Wizniewsky.

Falar de leitura e de literatura é algo que deveria ser comum e fazer parte do cotidiano de todos. E, mais do que falar, a prática deveria ser adotada. Ler em casa, na praça, na escola, no ônibus, na fila de espera, não importa o local ou o gênero, o importante é ler!” Com esse propósito e objetivando também o fomento da leitura é que aconteceram os bate papos com os escritores presentes para o público infantil, adolescente e adulto. Os pequenos tiveram programação garantida com bate-papo e contação de histórias com a autora Gabriela Schaurich. Já os alunos maiores, os participantes do Projeto Cidadania Plena e dos Grupos da 3ª idade participaram do bate papo com o poeta e escritor Alexandre Brito.

Dentro da programação da Semana aconteceu o lançamento do livro “Capitão Hortêncio e seus filhos construindo Giruá”, de autoria do professor João Tarcísio Endres, sobrinho do falecido Capitão Hortêncio. Na oportunidade se fizeram presentes alunos da EJA, alunos do curso Mulheres Mil, comunidade giruaense e, de forma significativa, a presença da Sra. Cacilda da Silva Weschenfelder, filha de Capitão Hortêncio, e demais familiares. O lançamento aconteceu num gostoso clima de explanação do livro e bate papo com o público, seguido de sessão de autógrafos.

Outro momento especial da Semana Literária, foi a realização do já tradicional Café Literário, junto ao Espaço Allegra, que teve como painelista o escritor Alexandre Brito e contou com a participação de autoridades, das escolas e demais pessoas da comunidade giruaense, em que, num clima de descontração o público pode interagir com o autor.