Governo Municipal de Giruá presta contas na Câmara de Vereadores

A situação financeira do município foi apresentada à comunidade

Governo de Giruá presta contas na Câmara de Vereadores

sobre situação financeira do município

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Giruá que transcorreu no dia (26) o prefeito municipal Angelo Fabiam Duarte Thomas acompanhado do vice-prefeito, Elton Mentges, e do Secretário de Gestão Financeira e Suprimentos, Fernando Prestes, realizaram uma prestação de contas à comunidade sobre a atual situação financeira do município devido aos atrasos de repasses financeiros por parte do governo estadual e federal. O vereador Maurílio Borges de Matos foi quem propôs a pauta junto a Câmara Municipal de Vereadores.

Em sua fala, o prefeito Fabiam destacou que o município está sendo prejudicado em função dos atrasos do Estado nos repasses de verbas para o custeio de programas nas áreas de saúde, educação e assistência social. Juntos o Estado e a União devem R$ 2.552.698,81. Esses atrasos a longo prazo vão inviabilizando as gestões municipais, podendo afetar alguns programas, rotinas e ações já assimiladas pela população.

Buscando alternativas para conter a crise o governo municipal de Giruá adotou algumas medidas, que também foram apresentadas à comunidade pelos representantes do poder executivo, entre elas: Contenção dos gastos com custeio, através de contingenciamento de despesas; Programa de recuperação de créditos tributários, pois através dessa ação os contribuintes irão quitar seus tributos perante a Fazenda Municipal; Integração entre Receita Municipal e Contribuintes, através da modernização e sistematização de meios eletrônicos para preenchimento de informações ao fisco e o Programa Municipal de Educação Fiscal, essa ação tem como objetivo conscientizar os cidadãos quanto à  função sócio-econômica dos tributos.

“Estamos em pé, sem demitir, sem cortar programas, e mantendo os serviços e obras públicas porque poupamos recursos públicos, cortamos gastos supérfluos e monitoramos a gestão financeira diariamente. Nosso projeto de reação a crise financeira iniciou em 2012, quando sinais mínimos eram cogitados, e que infelizmente acabou se concretizando” declarou Fabiam.

O prefeito finalizou sua fala afirmando que o desejo do governo municipal é poder continuar investindo na comunidade, através de novas obras e novos programas. Entretanto, para que isso ocorra, ele ressaltou que é primordial que o município pare de cobrir os atrasos de repasses do Estado e da União. Após a explanação, o prefeito se colocou a disposição para responder alguns questionamentos realizados pelos vereadores do município.