Prefeito participa do 2º Encontro Internacional da Rota dos Butiazais

O Prefeito Municipal, Ruben Weimer esteve na última terça-feira (21), em Pelotas, na Embrapa Clima Temperado, no 2º Encontro Internacional da Rota dos Butiazais.

O evento discutiu a temática “Butiá: Oportunidades e Desafios”. Na ocasião se reuniram prefeitos e representantes de cidades do Brasil, Uruguai e Argentina. O Prefeito Ruben foi muito questionado sobre a espécie de palmeira da nossa região e da variedade de Butiá abundante no nosso solo, a “Yatay”. A comunidade cientifica aprecia essa espécie pelas atribuições do fruto, como por exemplo, a quantidade de polpa presente.

A Rota dos Butiazais é um espaço de integração que une Brasil, Uruguai e Argentina, que promove a valorização e conservação ambiental e o uso sustentável da biodiversidade associada aos butiazais. É uma conexão de pessoas, locais e ideias num amplo território onde existe uma ligação cultural importante com o butiá. É coordenada pela Embrapa Clima Temperado, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e conta com a parceria de um grande número de instituições de ensino e pesquisa, ONGs e iniciativas privadas, atuando onde existem remanescentes de butiazais ou onde o butiá representa importante componente do cenário local. "Eventos com esta grandeza tem fundamental importância para sequência dos trabalhos de valorização do butiá, unificando pessoas e países", observa o Prefeito Ruben.

Especificamente para Giruá, o butiazeiro é árvore símbolo do município, e além de fazer parte da preservação vegetativa, é utilizada para agregar valor e renda para dezenas de familias, através do extrativismo e transformação de suas folhas e fruto.

Acompanharam o Prefeito até o evento, artesões de Giruá com peças elaboradas através da palha do Butiá como bolsas, utensílios domésticos, além do tradicional licor de Butiá.