Começam as atividades da 12ª ExpoGiruá

A quinta-feira amanheceu agitada no município com o início das atividades da 12ª ExpoGiruá no Parque de Exposições Olmiro Callai.  Durante a manhã, os detalhes finais foram acertados com a chegada dos últimos expositores e os visitantes começaram a chegar.

Para o Vice-Prefeito e Presidente da Feira, Elton Mentges, a ExpoGiruá é marcada pela diversidade de produtos, apresentações culturais e público, já que possui programações para pessoas de todas as idades. O objetivo é que o evento seja uma amostra do que há de melhor no município no setor econômico, cultural, sustentável e de inclusão social.

Um dos primeiros eventos da feira e que marcou o dia 4 de setembro foi o 1º Seminário de Conservação e Uso Sustentável dos Butiazais no Rio Grande do Sul, realizado pelo Governo Municipal em parceria com a Embrapa Clima Temperado/Pelotas. O representante da Embrapa, Alberi Noronha, explicou que a empresa tem uma relação próxima com a região noroeste há bastante tempo. Destacou ainda que foi percebido um histórico de aproveitamento econômico e cultural do butiá no estado e, em especial, em Giruá, que se tornou um exemplo de uso e conservação de uma planta nativa do sul do Brasil.

Na parte da tarde as atividades continuaram, assim como as vendas e exposições nos pavilhões e ruas do Parque. As 15 horas, o Grupo Vocal Sol Maior de Tucunduva inaugurou o Palco Circulando Cultura com sua apresentação que foi acompanhada por alunos da Rede Municipal de Ensino que estiveram prestigiando a Feira durante a tarde.

Dando sequência ao cronograma de atividades que compõe a ExpoGiruá, um ato de grande importância para a saúde foi realizado com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital São José, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, da APAE e também da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde na pessoa do Coordenador Roque Gilberto Bourscheid. No Centro de Eventos do Parque de Exposições, foram entregues cadeiras de rodas motorizadas a quatro pacientes de municípios da região que são atendidos pelo Centro de Reabilitação em Giruá.

Essa entrega é mais uma ação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que já disponibilizou aproximadamente 50 cadeiras para pacientes do Centro de Reabilitação. O Diretor Executivo do HSJ, Samuel Meotti, afirmou que a ExpoGiruá expõe o que o município produz de melhor e que Giruá além de produzir riquezas, produz serviços de saúde de qualidade. O Prefeito Fabiam Thomas agradeceu o trabalho realizado em prol da saúde no município e pediu atenção ao Hospital São José que é de Giruá, mas atende a dezenas de municípios da região. Para encerrar o ato, o Prefeito Fabiam Thomas, acompanhado da Secretária de Saúde Raquelli Menin e do Vice-Prefeito e Presidente da Feira, Elton Mentges, entregou aos beneficiados o manual e o carregador das baterias das cadeiras.

No final da tarde, ao encerrar a reunião dos Chefes da US-Corsan Superintendência das Missões, algumas autoridades do município juntos das soberanas da feira procederam o plantio de dez mudas de árvore, com o objetivo de incentivar a arborização do Parque de Exposições.