Mesmo com chuva, segundo dia de ExpoGiruá conta com diversas atrações

Apesar de toda a chuva que assolou o município ao longo do dia, dando uma trégua no entardecer, a sexta-feira, 5 de setambro, segundo dia de ExpoGiruá, contou com várias atrações culturais, artísticas e sociais.

Os grupos de terceira idade de Giruá marcaram presença na feira já que uma das atividades programadas para o evento era mais uma etapa do Programa Conversando com o Idoso. Foram ministradas duas palestras, a primeira com o enfermeiro Edson Zavalia Sargi, com o tema “Prevenir é o melhor caminho para quem aceita o desafio de ir mais longe”, e a segunda, com Magliane Reis Fiorin Martel com o tema “O Privilégio de envelhecer: a influência da tecnologia na 3ª idade”.

Paralelamente a essas atividades, aconteceu o Seminário Municipalista, que contou com a presença de mais de 50 vereadores da região das missões, além de palestras e painéis ministrados no Centro de Eventos.

A abertura oficial da 12ª ExpoGiruá contou com a presença de diversas autoridades regionais e estaduais. Por isso, aproveitando a ocasião e o prestígio de todos, foram realizados também alguns atos do Governo Municipal em diversos setores do município. O primeiro ato foi o de assinatura da autorização da liberação de 50 mil reais para a Secretaria de Educação e Cultura para a aquisição de novos kits de uniformes escolares com bermudas, saias, meias e tênis a todos os alunos da rede municipal de ensino.

Em seguida, o Prefeito Fabiam Thomas entregou ao Presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Improviso de Santo Ângelo a autorização para que a história de Giruá seja enredo do Carnaval 2015. Também assinou a Lei que concede recursos em favor da Liga Feminina de Combate ao Câncer, a fim de valorizar o trabalho voluntário realizado no município.

Dando sequência ao evento, aconteceu a entrega ao Vereador Maurílio Borges de Mattos, representante do Legislativo Municipal, de Projetos de Lei que criam o Programa de Recuperação de Receitas Públicas, que visa possibilitar a regularização de débitos perante a Fazenda Pública, concedendo o perdão de juros e multas a contribuintes.

Logo após, o Prefeito entregou autorização para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Juarez Londero, beneficiar mais 100 famílias, através do Programa de Apoio ao Produtor Rural (PAP), com equipamentos avaliados em 200 mil reais. Com mais esse grupo, o valor total já liberado ultrapassou 1 milhão e 500 mil reais em benefício aos agricultores do município.

Afora essas ações, foram entregues documentos relativos ao apoio financeiro complementar de 32 mil reais do Governo Municipal e da Câmara de Vereadores em favor da 12ª ExpoGiruá e sancionada a Lei Municipal que nomeia dois pavilhões do Parque de Exposições Olmiro Callai, sendo o “Pavilhão da Indústria e Comércio Sadi Mamedes Pilau” e o “Pavilhão de Mostras Pecuárias Inácio Corrêa Camargo”. Ainda foi anunciada a liberação de 50 mil reais para viabilizar o início da construção do Pavilhão e Sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Giruá, ato que foi muito comemorado pelos presentes.

No entardecer, o Desfile Coletivo de Modas com as tendências para primavera e verão 2014/2015 foi uma das atrações. As modelos apresentaram peças das lojas Hoje, Brix e Cia, ED, Amiga, GC Colection e SB Confecções.

O Palco Circulando Cultura, local onde foi realizada a abertura oficial, recebeu também atrações durante todo o dia, com apresentações artísticas das escolas municipais. A noite, encerrando mais um dia de feira, shows com a Caravana Gilmar Brasil e as bandas Mercosul, Sétimo Sentido e Sete Pecados animaram o público.