Giruá decreta situação de emergência em decorrência da estiagem


 

Na manhã desta terça-feira, 04 de janeiro, o prefeito Ruben Weimer acompanhado do vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, em nova reunião com lideranças e entidades que representam o setor primário do município, diante dos dados colhidos e apresentados pela Emater/Ascar-RS, Conselho Agropecuário e lideranças ligadas ao setor agrícola, decretou situação de emergência, através do Decreto Municipal nº 1838/2022, em decorrência aos prejuízos  já registrados até o momento causados pela estiagem. A partir de agora se procedem os trâmites legais para posterior  homologação estadual.

Para o prefeito Ruben a falta de chuvas ao longo dos últimos meses, é uma situação muito preocupante e medidas urgentes precisaram ser tomadas para garantir apoio e suporte ao setor, especialmente ao pequeno produtor que tira sua renda e sustento da agricultura familiar. Com a ocorrência da homologação estadual e posterior reconhecimento federal, o município estará apto a contar com apoio de entidades a fim de promover alteração do cumprimento de obrigações dos produtores, podendo entre outros benefícios, servir de apoio para prorrogação e negociação de financiamentos agrícolas.

Giruá tem no momento, a sua principal base de geração de renda fortemente atingida pelos efeitos da estiagem. O levantamento dos prejuízos causados na agricultura foi um trabalho coletivo envolvendo além da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a EMATER, a Defesa Civil Municipal, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Agropecuário e cooperativas ligadas ao setor.

Participaram do encontro o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Nirton Duarte, secretária de Administração, Tanise Maciel Weschenfelder, secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Jair Desbessel, vereador Sadi Ranborger representando a presidência do poder Legislativo, vereador Sergio Gaist, presidente da Comissão Permanente da Agricultura da Câmara de Vereadores, coordenador regional da Agricultura do Estado e presidente do Conselho Agropecuário, Airton Beutinger, presidente do Sindicato Rural, Juarez Londero, presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais José Prestes, representante técnico da Emater, Silvio Szeracki, assessora Ana Cordeiro da Secretaria Municipal de
Promoção Humana, imprensa,  demais lideranças e   integrantes do Governo Municipal.