Taborda participa de encontro histórico de autoridades que reforçaram pleitos e medidas sobre a estiagem

O vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, participou na última quinta-feira, 17 de março, de um encontro histórico que reuniu cerca de 350 municípios na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), onde lideranças, prefeitos, secretários de agricultura e demais autoridades dos 425 municípios gaúchos atingidos pela seca, mobilizaram-se em busca de soluções e recursos para o enfrentamento da estiagem.

O resultado da mobilização que contou com a presença da secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Silvana Covatti e reuniu deputados estaduais, federais e dirigentes de entidades do setor agrícola, foi o lançamento de um manifesto cobrando celeridade na liberação dos recursos prometidos para os produtores rurais. Os municípios gaúchos se encontram na mais severa emergência neste século em razão da estiagem, havendo inclusive a escassez de água potável para o consumo humano, tornando as medidas de urgência aqui requeridas fundamentais e necessárias para suporte ao setor produtivo e prevenção de uma crise de abastecimento em 2022 e no ano vindouro.

Por tudo isso, os Municípios do Estado do Rio Grande do Sul requerem:

- Urgência na edição da Medida Provisória e aprovação do PLN nº 01/2022, referente à complementação do PROAGRO, valores que chegam a aproximadamente R$ 2.8 bilhões;

-Liberação pelo Governo Federal de R$ 650.000.000,00 (seiscentos e cinqüenta milhões de reais) para a prorrogação das parcelas de custeios e investimentos para este ano.

No âmbito Estadual, requerem máxima urgência na liberação dos valores do Programa Avançar e simplificação das exigências documentais solicitadas.
Sem o atendimento de tais medidas e disponibilização de recursos, o significativo impacto da estiagem na economia dos municípios, do Estado e de milhares de famílias, significará uma crise econômica, sanitária e social significativa para os cidadãos do Rio Grande do Sul. Os impactos são em cascata e que refletirão direta e indiretamente na sociedade gaúcha.

Fizeram-se presentes neste importante encontro com mais de 350 prefeitos, o deputado federal Pedro Westphalen, os deputados estaduais Edegar Pretto, Ernani Polo, Frederico Antunes, Zilá Breitenbach, bem como, líderes de entidades representativas dos setores econômicos e de apoio técnico, secretários de estado, municipais e vereadores. Da mesma forma, centenas de outros representantes das prefeituras assistiram à reunião, remotamente, diretamente de suas cidades, em diversas regiões do Estado.