SERVIÇOS PÚBLICOS ATRAVÉS DA INTERNET

SERVIÇOS PÚBLICOS ATRAVÉS DA INTERNET

De modo a tornar mais transparente e eficiente a administração pública, e facilitar a utilização por parte dos cidadãos, o Governo Municipal implanta mais um serviço através da internet, no Portal do Executivo. Acessando a página www.girua.rs.gov.br , já é possível visualizar um novo sistema de gestão: o ISS Eletrônico (ISS-e). A empresa Abase Sistemas e Soluções foi contratada para prestar e implantar esse serviço especializado, e já está treinando os servidores municipais. A notícia foi confirmada pelo Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, e pelo Secretário de Gestão Financeira e de Suprimentos, Fernando Zimermann Prestes, nesta segunda-feira, 24 de agosto.

O Portal do Cidadão, recentemente implantado, já possibilita a emissão de guias do IPTU e certidões através da internet. Com a chegada do ISS-e, os escritórios contábeis emitirão os livros fiscais e guias tributárias eletronicamente, facilitando o serviço, e instituindo de vez o combate a evasão e a sonegação fiscal.  Ainda no mês de agosto será iniciado o projeto piloto, com um escritório. Conforme o responsável tributário e Fiscal Público Municipal, Luiz Lunkes, a previsão é que até dezembro de 2015 todas as empresas do município possam utilizar tal recurso.

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é outro software que será disponibilizado às empresas do município e entrará em funcionamento em janeiro de 2016. Inicialmente, a adesão das empresas será voluntária ao programa. O Secretário Fernando Prestes, destacou a importância da adoção de tais recursos tecnológicos: “estamos implantando o que há de mais moderno para melhorar o serviço público. Agilizando e desburocratizando as formas de comunicação entre o contribuinte e a administração municipal, e atuando na melhoria das receitas públicas sem sacrificar o contribuinte. Pelo contrário, facilitando as formas de interação através da internet”.