Prefeito assina convênio com o Estado e adere à Programa

Prefeito assina convênio com o Estado e adere ao Programa Dissemina

Após a aprovação da lei autorizativa junto a Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SDR encaminhou a documentação correspondente ao processo de adesão do Município de Giruá ao Programa Dissemina, que objetiva auxiliar os municípios gaúchos no fomento à atividade de produção de leite. O convênio foi assinado pelo Prefeito Fabiam Thomas e o Diretor da FEPAGRO, na última semana, em Porto Alegre.

Após reuniões realizadas com o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, e junto a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), foi garantida a inclusão de Giruá no grupo 2 do Programa estadual de incremento da qualidade genética da pecuária de carne e leite (DISSEMINA), que será operacionalizado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO).

Através do convênio, cada município deverá receber um veículo furgão adaptado, no valor aproximado de R$ 50mil. O Governo do Estado irá adquirir tais veículos em processo licitatório, e cede-los aos municípios. A previsão de recebimento para aqueles que integraram o Grupo 1 é de 30 dias, e não há previsão para o recebimento dos veículos aos do Grupo 2, apesar do desejo de todos os envolvidos para que o repasse ocorra no menor espaço de tempo possível. Um novo lote de 120 municípios deve ser contemplado, com aporte de recursos do MDA.

Juntamente com Giruá, firmaram convênio nesta 2ª etapa: Agudo, Alecrim, Arroio do Tigre, Barra do Quaraí, Barros Cassal, Campina das Missões, Campos Borges, Cândido Godói, Constantina, Dona Francisca, Doutor Maurício Cardoso, Engenho Velho, Faxinal do Soturno, Gramado Xavier, Guarani das Missões, Ibarama, Itaara, Ivorá, Jacuizinho, Jari, Lagoão, Liberato Salzano, Mata, Nonoai, Nova Palma, Novo Xingu, Paraíso do Sul, Passa Sete, Pinhal Grande, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Quevedos, Restinga Seca, Ronda Alta, Sagrada Família, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Cristo, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Segredo, Silveira Martins, Sobradinho, Soledade, Toropi, Tucunduva, Tunas, Tuparendi.