FÓRUM DE DEBATES REALIZADO COM SUCESSO

Participação da comunidade com autoridades foi mais um marco para o importante passo rumo a conscientização e erradicação do consumo de drogas.

FÓRUM DE DEBATES REALIZADO COM SUCESSO

Participação em massa da comunidade com autoridades foi mais um marco para o importante passo rumo a conscientização e erradicação do consumo de drogas.

Realizado com sucesso na noite da quinta-feira, dia 29 de junho junto ao Clube Aliança, o 1º Fórum Municipal de Debates, com o tema “Drogadição no Contexto Atual”. O evento foi uma promoção da RAE – Rede de Apoio à Escola, organizado em parceria com a SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com objetivo principal de dialogar, discutir e fomentar ações efetivas no enfrentamento e combate às Drogas, tendo como foco a educação, prevenção, proteção e reinserção social do indivíduo.

Essa questão traz bastante preocupação não somente para os pais e professores, mas também para toda a comunidade, pois o envolvimento de jovens cada vez mais cedo com drogas produz um efeito cascata que acaba por afetar diretamente a todos. Consequentemente o jovem deixa a escola, e também acaba apresentando mudanças de comportamento nas relações sociais.

Este Fórum de Discussão é um espaço privilegiado de articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para mudanças significativas na comunidade local, compartilhando conhecimento entre as mais diversas áreas que atuam em defesa e garantia de direitos da Criança e do Adolescente em nosso município.

Dentre as autoridades presentes, os trabalhos tiveram participação do Prefeito Ruben Weimer, Vice-prefeito Antonio Carlos Dala Costa, Juíza de Direito Camila Celegato Scanuela, Delegado de Polícia Civil Rogério Junges, Presidente da Câmara de Vereadores Luiz Fernando C. Desbessel, Coordenador adjunto da 17ª CRE Léo Miguel Weschenfelder, Presidente do COMDICA Fernando Soares da Silva, Coordenadora do Conselho Tutelar Eva Marques Wegner, Secretária da SMEC Elizenara Demeneghi Ternes, Secretário de Saúde Fernando Cavalheiro, Presidente do Conselho Municipal de Educação Vera Leiman, Presidente da APROMUG Fernanda Lira Pinto, Assistente Social da  FP -Fazenda Paraíso Tânia Mara Rocha e a Psicóloga da FP Carla Andreola.

O evento também teve a participação dos conselheiros tutelares, secretários municipais, vereadores, diretores e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, presidentes das ACPMs e conselhos escolares, visitadores do PIM, equipe técnica do CAPS, agentes comunitárias de saúde e imprensa local.

Todos os presentes foram abrilhantados com uma valorosa palestra ministrada pelo Sr. Domingos Frandoloso, Delegado aposentado da Polícia Federal, que através de sua vasta experiência no enfrentamento destas questões, abordou diversas técnicas para o combate ao uso de entorpecentes. No ponto alto de suas colocações enfatizou a grande importância da presença dos pais na comunidade escolar e também no lar. “ - Os pais, são os grandes guias de seus filhos. É preciso mais união familiar, para que os jovens não caiam nas armadilhas do submundo das drogas” – observou o palestrante.

Para a Administração Municipal, a realização deste fórum foi de suma relevância, tendo em vista as amplas discussões em relação ao tema, demonstrando um trabalho coletivo em prol de causas importantes para a nossa comunidade giruaense. Segundo observou o Prefeito Ruben Weimer, este evento demonstra um marco inicial de um trabalho que dará continuidade através do engajamento e comprometimento de todos os órgãos e instituições parceiras envolvidos nesta importante causa e que se fizeram presentes neste importante evento, com ampla participação da comunidade. A Administração Municipal, não medirá esforços para auxiliar na prevenção e combate ao uso de drogas, através do engajamento de todas as Secretarias em prol desta importante causa. O município em seu quadro efetivo conta com profissionais competentes, qualificados e que poderão se qualificar especificamente, para intervir junto ás escolas e a comunidade, através de encontros nos bairros para dialogar, prevenir e orientar sobre temas importantes como esse. – Finalizou o Prefeito.

O que é a RAE? - (Rede de Apoio a Escola) São órgãos e instituições parceiras, atuantes em nossa comunidade, que trabalham em prol do desenvolvimento das Crianças e Adolescentes do nosso município buscando alternativas para melhorar as condições de conflito apresentadas nas escolas e na comunidade, como: Violência, Infrequência Escolar, Dependência, Sexualidade, entre outros.