NOVO ESTÍMULO ÀS AGROINDÚSTRIAS

Principal vantagem é ampliar área de comercialização das agroindústrias giruaenses.

UM NOVO ESTÍMULO PARA AS AGROINDÚSTRIAS

Na tarde desta terça-feira (26), o prefeito de Giruá, Ruben Weimer, esteve reunido com o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, para solicitar a adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

Giruá possui atualmente o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em pleno funcionamento, e deseja migrar para o SUSAF que permite o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul. Para que o município obtenha, de forma voluntária a adesão as SUSAF, é necessária a comprovação da equivalência junto à Secretaria da Agricultura dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.

Desta forma, ficou determinado que será agendada uma vistoria prévia orientativa e, posteriormente, auditoria pelos fiscais agropecuários da SEAPI, dando andamento ao processo de adesão de Giruá ao Sistema.

O Prefeito giruaense enalteceu o trabalho que vem sendo desempenhado pela equipe envolvida no processo de adesão ao Susaf e se instituído, haverá incremente na geração de renda para as agroindústrias contempladas. “Estamos à um passo para que a Inspeção Municipal tenha equivalência com a Inspeção Estadual. O campo de comercialização será ampliado e os consumidores podem ter a certeza de que estarão adquirindo produtos de qualidade em todos os aspectos”, falou. "Estamos felizes pela receptividade e forma que nosso pleito foi recebido. Também estamos cientes de que o nosso compromisso, agora, é ainda maior", completou Ruben Weimer.

Abaixo, os estabelecimentos do município que já possuem registro junto ao Sistema de Inspeção Municipal de Giruá:

SIM 001: Abatedouro-Frigorífico de Bovinos e Suínos com Agroindústria de Produtos Suínos.

SIM 002: Abatedouro-Frigorífico de Bovinos.

SIM 004: Abatedouro-Frigorífico de Bovinos.

SIM 005: Abatedouro-Frigorífico de Peixes e Entreposto de Aves.

SIM 007: Microindústria de Produtos de Origem Animal.

OBS: Os estabelecimentos SIM 001, SIM 002 e SIM 005 demonstram interesse em aderir ao programa SUSAF.

Estabelecimentos em processo de registro junto ao Sistema de Inspeção Municipal de Giruá:

- Microindústria de Produtos de Origem Animal.

- Abatedouro-Frigorífico de Peixes.