Governo Municipal presta contas de suas atividades

Governo Municipal presta contas de suas atividades em reuniões

O Governo Municipal realizou mais um encontro com autoridades, lideranças e a comunidade em geral, na segunda-feira, 23 de setembro. O objetivo foi prestar contas das atividades do Poder Executivo, apresentando um breve resumo dos trabalhos realizados pelas Secretarias nesses 9 meses de gestão. Essa ação aconteceu também na Câmara de Vereadores, onde o Prefeito Municipal Fabiam Thomas e o Vice-Prefeito Elton Mentges apresentaram os dados e se disponibilizaram para suprimir dúvidas e fazer esclarecimentos ao Poder Legislativo.

Foram apresentadas as inúmeras ações e investimentos desenvolvidos no último período e também foram divulgados futuros investimentos e atualizadas informações sobre as obras que estão em andamento, as principais atividades desenvolvidas pelas Secretarias nestes 9 meses foram bem detalhadas pelo Prefeito Municipal. Assim como ocorreu na primeira etapa da prestação de contas, realizada no mês de abril deste ano, o volume dos atendimentos chamou a atenção do público presente.

Na área da educação, o valor investido no período já se aproxima dos R$ 7 milhões, com foco principal nos 1.475 alunos matriculados. Na área agrícola, a Secretaria de Desenvolvimento Rural já garantiu serviços de apoio mecanizado e conservação de estradas a 32 localidades , com investimentos superiores a R$ 1.300.000,00 em 9 meses. A Secretaria de Promoção Humana garantiu atendimento social a mais de 1.100 giruaenses, e somente na Clínica de Apoio Psicossocial a crianças e adolescentes (GAP), 2.890 atendimentos já foram prestados. Buscando aquecer e qualificar o mercado de trabalho, foram abertas 484 vagas gratuitas para os cursos do Pronatec, e gerados 884 documentos pessoais (CTPS e RG). O maior volume de ações está concentrado na área da saúde, com destaque para os mais de 40 mil atendimentos (clínica médica, odontológico, nutricionista, visitas domiciliares e em enfermagem) e os mais de R$ 230 mil gastos na compra de medicamentos para a população. A Secretaria de Obras prepara mais uma etapa do programa que está realizando pavimentação asfáltica aos Bairros de Giruá, com mais 4 novos pontos ainda em 2013, e divulgou o volume de entulhos coletados no encerramento do primeiro rodízio dos mutirões realizados nos Bairros: 1.125 toneladas de lixo. As áreas técnicas também prestaram contas, com destaque as 587 pessoas que participaram os processos seletivos públicos do Poder Executivo e os 141 Projetos-de-Lei elaborados pela Secretaria de Administração. Na área do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, mais de 260 licenças e autorizações ambientais expedidas, e R$ 162 mil liberados no Programa de Microcrédito. A Secretaria de Gestão Financeira e de Suprimentos gerou 195 contratos de compras e/ou serviços, e efetuou 10.097 processos de pagamentos a fornecedores e credores.

Resumindo em números, nesse período já foram executados projetos que somam R$ 881.276,00. Além disso, estão em andamento, em fase de licitação, mais R$ 6.830.000,00 em projetos. Há também grandes investimentos que estão tramitando em outras esferas de governo e que podem ou não serem aprovados e caso forem, trarão um alto montante para o município.

Projetos importantes foram compartilhados com a comunidade, que buscam garantir recursos para a construção de escola, ginásio esportivos, unidades de saúde, casas populares, pavimentação asfáltica aos bairros, dentre várias outras obras públicas, e também para avançar na garantia de serviços básicos como o novo contrato de abastecimento de água com a CORSAN, onde o Governo Municipal busca a garantia da construção da rede de esgotamento sanitário a contemplar toda a cidade.

Todas as obras em andamento foram detalhadas, com atenção especial a nova Escola de Educação Infantil que está sendo construído junto ao Bairro Leimann, e a etapa final da construção da nova Unidade de Saúde do Bairro Santa Rita. Vários processos de licitação estão tramitando neste momento, garantindo ações a curto prazo: aquisição de Van e ambulância para a Secretaria de Saúde, revitalização completa da Praça Aládio Ferreira e do Condomínio Industrial, melhorias na área industrial, nova Escola São Miguel Arcanjo, 16 equipamentos agrícolas para grupos de produtores rurais, dentre outros.

E por fim, o registro às ações e obras que foram executadas nestes pouco mais de 9 meses de Governo, dentre as quais destacamos os Planos Diretor e de Saneamento, o Ginásio de Esportes da Escola José João Bisognin, o Posto Avançado de Saúde do Bairro Hortêncio, reforma completa e regularização do Centro Social da Melhor Idade - ConGir e calçamento na Rua Francisco Leopoldo Uhry.

Para o Prefeito Fabiam Thomas, dedicar-se a criar bons projetos é uma forma de conseguir avanços significativos para Giruá, já que para cada área ou obra existe uma fonte específica e uma forma diferente de se obter apoio e para isso bons projetos são fundamentais. Ainda, segundo ele, o orçamento do município está planejado visando o desenvolvimento municipal, através de formação de parcerias, captação de recursos e organização orçamentária. O objetivo do Governo Municipal, em suas palavras, é "fazer de Giruá uma cidade ordeira, pacífica, mas desenvolvida".

Na oportunidade também, o Vice-Prefeito e Secretário Geral de Governo, Elton Mentges, apresentou o Plano Plurianual, que é o planejamento central de governo, no qual é determinada a orientação estratégica que será usada na gestão e suas prioridades traduzidas em programas e ações. Esse Plano, que tem por objetivo dar transparência à aplicação de recursos, foi entregue ao Poder Legislativo para apreciação e deve reger o município até 2016.