FEIRA DO BUTIÁ - 12ª EDIÇÃO

Programação Oficial

FEIRA DO BUTIÁ - 12 ª EDIÇÃO
 Giruá Em Festa!!!

A abertura da Feira do Butiá, realizada na noite de quinta-feira (15/03) contou com a presença de importantes lideranças comprometidas com a sequencia de um dos eventos que tem como principal objetivo enaltecer uma das culturas do município de Giruá, sendo o artesanato e a culinária com a utilização do butiazeiro e o butiá.
 Ao meio de importantes colocações, destacamos a preocupação com a sequencia da matéria-prima (o butiá) utilizado por dezenas de famílias para agregar renda à famílias giruaenses.
 Para premiar esta feira de amplo destaque regional, estadual e até internacional,  o Prefeito Ruben Weimer sancionou a Lei 6521/2017 que institui o mês de março sendo o “Mês da Preservação do Butiazeiro” – Árvore Símbolo do Município. Neste ano de 2018, onde o município de Giruá completou seus 63 anos de emancipação, o Governo Municipal criou junto ao Parque Municipal de Exposições Olmiro Callai, o “Espaço de Preservação do Butiazeiro” onde foram plantadas 63 mudas de butiazeiro. “- Com este gesto, a Administração Municipal passa a ser o exemplo à ser seguido pela população, especialmente por aqueles que de alguma forma utilizam o butiá, seja para o consumo próprio ou para a comercialização, para que possamos dar sequencia ao cultivo”-observou o chefe do Executivo Municipal.

II CAFÉ COM BUTIÁ (16/03/18)
 Entre lideranças e produtores, dezenas de pessoas participaram na manhã da sexta-feira, dia 16, do II Café com Butiá, organizado pela Prefeitura Municipal, junto ao Parque de Exposições.  Evento que integra a Feira do Butiá, teve a participação de importantes setores , órgãos governamentais e associações, num momento de troca de conhecimentos e pesquisas referentes ao cultivo do butiá.
 Encontros como este, enriquecem o conhecimento através desta troca de experiências. Dentre os presentess, destaca-se a participação do Sr. Mário Maron da cidade de Três de Maio, o qual atualmente cultiva cerca de 1 mil butiazeiros em sua propriedade localizada no interior daquele município, onde ao longo dos anos vem aumentando significativamente a comercialização de polpa de butiá junto a agroindústrias da região.

Representantes do Grupo Rota dos Butiazais, aproveitaram o evento para convidar todos para a participar do II Encontro Internacional da Rota dos Butiazais, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio deste ano, em Pelotas, o qual reunirá lideranças do Brasil, Argentina e Uruguai.

Para finalizar o evento, todos prestigiaram o “Espaço de Preservação do Butiazeiro”.