GIRUÁ BUSCA ADESÃO AO PROGRAMA PATRULHA MECANIZADA

25/04/18

GIRUÁ BUSCA ADESÃO AO PROGRAMA PATRULHA MECANIZADA

Em épocas financeiramente retraídas, todo apoio que possa vir a auxiliar a população de um município é bem vinda. Neste sentido, o Governo Municipal tomou conhecimento que desde o ano de 2014 está à disposição de municípios o “Programa Patrulha Mecanizada”, e tão logo buscou inteirar-se sobre o funcionamento.

Sendo assim, o Prefeito Ruben Weimer acompanhado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Airton Beutinger, deslocou-se na manhã da quarta-feira, dia 25 de abril até o Município de Santo Antônio das Missões, onde reuniu-se com prefeitos e lideranças comprovando que dez municípios têm direito a concessão do uso de máquinas e que até então o Município de Giruá não havia manifestado interesse, o que de certa forma chamou a atenção pelo fato de que o programa é composto por máquinas de extrema importância para transformar a realidade dos assentamentos, buscando melhorar a produção e aumentar a renda das 41 famílias que compõem os assentamentos do município.

As máquinas do Programa Patrulha Mecanizada são cedidas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) por meio de termos de cooperação com as prefeituras. Cada patrulha atende assentamentos da reforma agrária, e é composta basicamente por dois caminhões caçamba basculante, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, motoniveladora, rolo compactador autopropelido e trator de esteiras, entre outras máquinas. Como contrapartida, as prefeituras são responsáveis por guardar, conservar, dar manutenção e fornecer óleo combustível e lubrificantes, operadores e materiais, além da execução dos projetos.

O Prefeito giruaense observou que Programa virá em boa hora para auxiliar na revitalização que o município vem realizando à população interiorana: “Estamos reformando e construindo novas pontes, bueiros e estradas em todo o interior, e através da Patrulha Mecanizada viabilizaremos também a revitalização dos acessos e infraestrutura das famílias dos três assentamentos do nosso município”. Também poderão contemplar os serviços, a construção de reservatórios de água, para usos múltipolos em lotes dos produtores familiares assentados, através de escavadeiras hidráulicas que de forma opcional integram o Programa.

Essa integração de propósitos em ações coletivas, fruto de parceria entre União, Estado e Prefeituras, promove o desenvolvimento rural através de Patrulhas Mecanizadas em seis regiões. A região das Missões é composta pelos seguintes municípios: Bossoroca, Itacurubi, Garruchos, Giruá, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Miguel das Missões, São Borja e Vitória das Missões.